Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Novo Renault Duster tem quatro estrelas no Latin NCAP antes de ser lançado

Órgão independente testou unidade fabricada na Romênia, mas garantiu que fará novo teste futuramente com unidade brasileira

Henrique RodriguezPor Henrique Rodriguez Atualizado em 30 out 2019, 14h54 - Publicado em 30 out 2019, 12h05

Nova fase de testes do Latin NCAP avaliou a segurança do novo Renault Duster, que ainda não é produzido na América do Sul e só é vendido no Chile. Por isso, as unidades testadas foram feitas na Romênia.

De acordo com o órgão independente, novos testes serão feitos futuramente com unidades do SUV fabricadas no Brasil (onde seu lançamento acontece em março) e na Colômbia.

Novo Duster recebeu quatro estrelas em proteção para adultos Latin NCAP/Divulgação

Dotado de dois airbags dianteiros e controle de estabilidade, o novo Duster recebeu quatro estrelas em proteção para adultos e três para ocupantes crianças no banco traseiro.

O Latin NCAP avaliou como boa a proteção para a cabeça e pescoço do motorista e do carona. Mas a proteção do tórax e dos joelhos do motorista foi marginal. Para o carona a proteção do tórax foi adequada, mas dos joelhos foi boa e marginal por causa do risco de sofrer ferimentos ao atingir estruturas perigosas atrás do painel. Já a área dos pés foi considerada instável por não ter suportado mais carga. 

Modelo só será lançado no Brasil em março de 2020 Latin NCAP/Renault
Continua após a publicidade

Para crianças, a cadeirinha da criança de três anos foi instalada com ISOFIX e Top Tether, e conseguido evitar movimentos excessivos para a frente, mas não o contato da cabeça da criança com o interior do veículo. A proteção do pescoço foi pobre e mostrou proteção limitada no peito durante o impacto frontal. Para a criança de 18 meses, instalada olhando para trás usando o cinto do adulto, teve proteção pobre na cabeça.

No impacto lateral o Duster ofereceu boa proteção a adultos para a cabeça, abdome e pelve, enquanto o tórax recebeu proteção marginal, e boa proteção para crianças. O teste de impacto lateral contra poste não foi feito, pois o modelo não tem airbags laterais como equipamento padrão.

Vale um adendo: hoje Duster e Duster Oroch são os únicos Renault vendidos no Brasil sem airbags laterais de série. É muito provável que a nova geração do Duster também ofereça o equipamento em todas as versões, pelo menos no Brasil.

Também executado, o teste do controle de estabilidade aprovou o comportamento do sistema embarcado no veículo.

O Latin NCAP também avaliou o Seat Tarraco, vendido em alguns mercados latino-americanos. O SUV com porte semelhante ao do VW Tiguan recebeu cinco estrelas para adultos e crianças.

Continua após a publicidade

Publicidade