Renault Duster colombiano leva quatro estrelas em crash-test
SUV tinha apenas um airbag; proteção para crianças teve duas estrelas
O Renault Duster vendido na Colômbia obteve quatro estrelas no teste de impacto a adultos realizado pelo Latin NCAP. O utilitário-esportivo testado é fabricado na Tailândia e conta apenas com airbag frontal para motorista – diferentemente do brasileiro, que traz duas bolas frontais conforme manda a lei brasileira.
QUATRO RODAS acompanhou o crash-test realizado com o Duster no começo de setembro, e presenciou a dificuldade que os técnicos do Latin NCAP tiveram para abrir a porta do veículo após o impacto. Foram necessários aproximadamente 20 minutos para conseguir retirar o dummy do banco do motorista, não sem antes serrar e remover a fechadura da porta. Logo após o impacto, Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP, afirmou que o problema prejudicaria a nota final do veículo.
Veja abaixo um vídeo exclusivo mostrando o crash-test por outro ângulo e os problemas para abrir a porta do SUV.
Segundo o instituto, o Duster colombiano oferece uma proteção classificada como “marginal” às zonas peitorais dos ocupantes adultos, sendo que a cabeça do passageiro “quase impactou contra o painel”. Além disso, o Latin NCAP afirma que “foram encontradas estruturas perigosas na área do painel que poderiam ter impactado contra os joelhos do passageiro e do acompanhante da frente”.
A nota para proteção de crianças foi pior, conquistando apenas duas estrelas. O instituto afirma que “a cadeirinha para a criança de três anos não conseguiu evitar um excessivo deslocamento para frente no impacto, oferecendo um nível de proteção baixo ao pescoço e ao peito”.
O Latin NCAP também avaliou o Nissan Tiida Sedan, que saiu de linha no Brasil em 2013, mas ainda é vendido no México. O modelo obteve quatro estrelas na proteção a adultos e duas na nota de proteção a crianças.
Veja abaixo o vídeo do impacto:
Problemas com a porta do motorista