Inverno: Assine Digital Completo por 5,99

Renault Duster colombiano leva quatro estrelas em crash-test

SUV tinha apenas um airbag; proteção para crianças teve duas estrelas

Por Vitor Matsubara, de Landsberg (ALE)
Atualizado em 17 dez 2018, 15h50 - Publicado em 30 set 2015, 15h18
seguranca
 (/)
Continua após publicidade
seguranca

O Renault Duster vendido na Colômbia obteve quatro estrelas no teste de impacto a adultos realizado pelo Latin NCAP. O utilitário-esportivo testado é fabricado na Tailândia e conta apenas com airbag frontal para motorista – diferentemente do brasileiro, que traz duas bolas frontais conforme manda a lei brasileira.

QUATRO RODAS acompanhou o crash-test realizado com o Duster no começo de setembro, e presenciou a dificuldade que os técnicos do Latin NCAP tiveram para abrir a porta do veículo após o impacto. Foram necessários aproximadamente 20 minutos para conseguir retirar o dummy do banco do motorista, não sem antes serrar e remover a fechadura da porta. Logo após o impacto, Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP, afirmou que o problema prejudicaria a nota final do veículo.

Veja abaixo um vídeo exclusivo mostrando o crash-test por outro ângulo e os problemas para abrir a porta do SUV.

https://www.youtube.com/watch?v=v2JqQeEkUmM

Segundo o instituto, o Duster colombiano oferece uma proteção classificada como “marginal” às zonas peitorais dos ocupantes adultos, sendo que a cabeça do passageiro “quase impactou contra o painel”. Além disso, o Latin NCAP afirma que “foram encontradas estruturas perigosas na área do painel que poderiam ter impactado contra os joelhos do passageiro e do acompanhante da frente”.

Continua após a publicidade

A nota para proteção de crianças foi pior, conquistando apenas duas estrelas. O instituto afirma que “a cadeirinha para a criança de três anos não conseguiu evitar um excessivo deslocamento para frente no impacto, oferecendo um nível de proteção baixo ao pescoço e ao peito”.

O Latin NCAP também avaliou o Nissan Tiida Sedan, que saiu de linha no Brasil em 2013, mas ainda é vendido no México. O modelo obteve quatro estrelas na proteção a adultos e duas na nota de proteção a crianças.

Veja abaixo o vídeo do impacto:

Problemas com a porta do motorista

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 10,99/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.