Renault Boreal estreia no Brasil em julho; veja o que já sabemos
Maior e mais refinado que o Duster, novo SUV médio tentará mudar a imagem da marca no país

A nova fase da Renault no Brasil começou com o lançamento do Kardian, mostrando que a empresa agora quer ter carros mais refinados no país. Mas é o Boreal que tentará convencer o cliente de que a fabricante agora é outra, mais alinhada com a qualidade vista na Europa. O inédito SUV médio enfim ganhou uma data de estreia: será apresentado dia 10 de julho.
Embora esteja estreando no Brasil, o Renault Boreal será um produto global, a ser vendido em mais de 70 países e é o segundo carro da empresa a usar uma nova tática. Ao invés de rebatizar os modelos da Dacia, sua marca de baixo custo, a Renault irá aproveitar algumas das ideias feitas pela submarca para reduzir os custos de produção, porém mantendo o nível de qualidade esperado da francesa.

Produzido em São José dos Pinhais (PR), será o segundo carro nacional com a plataforma RGMP, uma evolução da arquitetura CMF-B. A inspiração do SUV é o Dacia Bigster, apresentado primeiro como um conceito justamente quando Luca Di Meo, CEO da Renault, explicou que o protótipo daria origem a modelos da Renault com uma identidade própria.
Como visto nos flagras e na projeção feita por QUATRO RODAS, o Boreal trará alguns elementos de design tanto dos carros europeus da Renault quanto da Niagara, picape conceitual que dará origem a uma nova caminhonete intermediária. Os faróis terão um formato novo, com a iluminação diurna em duas faixas.
A traseira irá se descolar do restante da Renault, com uma lanterna bem mais fina e muitos traços horizontais. Assim como o Bigster, o Boreal terá as maçanetas das portas traseiras localizadas na coluna C.
Espere por uma patamar acima na cabine em comparação ao Kardian, deixando-o mais próximo do Megane E-Tech, principalmente em acabamento. Deverá trazer um painel de instrumentos digital semelhante ao carro elétrico, assim como a multimídia. O pacote tecnológico tentará impressionar com itens como piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, frenagem automática de emergência, sensor de ponto cego, entre outros.
Na estreia, terá o motor 1.3 turboflex compartilhado com o Duster, com os mesmos 163 cv e 25,5 kgfm, assim como a transmissão automatizada de dupla embreagem e seis marchas. No futuro, o SUV médio receberá uma variante híbrida leve (MHEV) de 48V e tração 4×4, usando um motor elétrico de 34 cv para mover as rodas traseiras por alguns momentos.
Quando chegar, o Renault Boreal vai entrar no disputado segmento dos SUVs médios, encarando não só o Jeep Compass, como também Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos e os diversos modelos híbridos chineses que estão desembarcando no país.