Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Renascer das cinzas: vendas de Montana e C4 Lounge disparam na quarentena

Picapes em geral aumentaram suas vendas e modelo da GM triplicou seus emplacamentos; sedã da Citroën também subiu e emplaca sete vezes mais que antes

Por Daniel Telles
Atualizado em 22 Maio 2020, 13h59 - Publicado em 22 Maio 2020, 12h09
Montana: prestes a mudar de geração ou sair de linha, Montana viu suas vendas dispararem na quarentena (Divulgação/Fiat)

Com a chegada da pandemia da Covid-19, o esperado era que o mercado automotivo registrasse uma queda brusca nas vendas. E isso de fato aconteceu.

O último balanço da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mostra redução de 76% das vendas em abril, comparado ao mesmo mês do ano passado.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Entretanto, para o segmento das picapes o movimento foi exatamente oposto: houve aumento durante os últimos meses e os representantes do segmento têm figurado entre os mais vendidos do país.

Continua após a publicidade
Toyota Hilux figurou entre os cinco carros mais vendidos do país em abril (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Em abril, por exemplo, o boletim de emplacamentos da Fenabrave mostrou que a Toyota Hilux foi o quarto veículo leve mais vendido do Brasil com 1.762 unidades, seguido de perto pela Fiat Toro, com 1.713 emplacamentos.

Neste mês, as duas picapes se colocaram à frente de muitos carros mais baratos e que geralmente rendem bom volume de vendas, como Renault Kwid e Volkswagen Gol.

É justamente neste cenário que uma picape compacta que estava praticamente esquecida e prestes a ser descontinuada (pelo menos do jeito que está) viu suas vendas dispararem: a Chevrolet Montana.

Continua após a publicidade
Concorrência para a Montana será ainda maior com a chegada da nova Fiat Strada (Acervo/Quatro Rodas)

O modelo, que em fevereiro – antes da pandemia – registrou 255 unidades vendidas. Em março, primeiro mês da quarentena, alcançou 793 emplacamentos, um aumento de mais de três vezes.

O número caiu um pouco em abril, mas se manteve maior que o habitual: 522 unidades comercializadas.

Há uma explicação. A GM iniciou em março uma campanha que dava à Montana e a outros modelos como Spin, Equinox e S10, descontos de quase R$ 20.000.

Continua após a publicidade
Com o desconto, versão LS podia ser comprada por menos de R$ 40.000 (Reprodução/Chevrolet)

A ação era voltada a todos os funcionários da marca, que ainda poderiam indicar mais dois amigos para receber a oferta. Além da redução no preço final, o cliente poderia dar 40% do valor de entrada e financiar o saldo restante em até 48 vezes, com taxa de 0,89% ao mês.

Outro modelo que deu um salto nas vendas durante a quarentena foi o Citroën C4 Lounge. Em meio à forte concorrência de Toyota Corolla, Volkswagen Jetta e Honda Civic, o sedã costumava emplacar não mais de 80 unidades por mês.

C4 Lounge está longe de emplacar, mas viu suas vendas dispararem na quarentena (Acervo/Quatro Rodas)

Com o início da quarentena, parecia até que as vendas afundariam de vez – em março foram parcas 12 unidades emplacadas. Mas em abril, as vendas dispararam e a Citroën conseguiu emplacar 102 unidades do sedã.

Ao contrário da picapinha da GM, o preço do C4 Lounge se manteve estável durante os dois últimos meses, em R$ 103.990.

Entretanto, as explicações podem ser as condições especiais de financiamento oferecidas pela Citroën, com parcelas de R$ 99 até o final do ano, e também o fato de a marca ter passado a vender seus carros diretamente pela internet.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

 

 

 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.