Além de ser a atual líder da Fórmula 1, a Red Bull também tem planos para liderar nas ruas. Isso porque a empresa trabalha, já em estágio avançado, em um hipercarro inédito para brigar com os também superlativos Aston Martin Valkyrie e Mercedes-AMG One. As primeiras unidades serão entregues em 2025.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 9,90
De acordo com a Red Bull, o RB17, como é batizado o modelo até então, será limitado a apenas 50 unidades – com produção máxima de 15 unidades por ano. Ou seja, todos os modelos chegarão às garagens de seus proprietários até o ano de 2028. Praticamente todas as unidades já foram vendidas, pela pedida de 5 milhões de libras (cerca de R$ 31 milhões).
O RB17 terá um teto fechado com carroceria e o estrutura em carbono, e espaço para duas pessoas. Quanto às especificações, a Red Bull ainda não deu muitos detalhes, apenas se sabe que terá um motor V8 biturbo híbrido de 1.250 cv com sistema de recuperação de energia (ERS), como nos carros da F1. Da potência total, o sistema elétrico deverá contribuir com 150 cv.
Idealizador do projeto, Adrian Newey apontou que o modelo terá suspensão ativa, saias flexíveis e pesará cerca de 900 kg, já contando com o peso do motorista. Ele também aponta que o RB17 será construído com foco em pistas, mas que tudo leva a crer que o modelo também obterá aval para rodar nas ruas – por isso, a empresa tenta evitar um acerto de suspensão muito rígido.
Em entrevista ao site AutoCar, o diretor técnico da Red Bull Advanced Technologies (RBAT), Rob Gray, o hiperesportivo será predominantemente produzido pela própria Red Bull. Apenas itens como vidros e engrenagens virão de outros fornecedores.
O chefe da equipe da Red Bull, Christian Horner, disse que esse novo hipercarro pode ser capaz de quebrar recordes de volta na Fórmula 1, com o criador do carro confirmando a informação.