RAM TRX Hennessey à venda tem 1.012 cv, mas não passa dos 90 km/h
A poderosa picape preparada precisou ter sua velocidade limitada para se adequar às leis da Finlândia
Imagine que você queira importar uma RAM 1500 TRX modificada pela Hennessey, com seus mais de 1.000 cv de potência, mas só poder acelerar até os 90 km/h. Seria bem decepcionante, não? Pois é justamente o que aconteceu com uma unidade da picape na Finlândia.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Um exemplar da Hennessey TRX Mammoth apareceu à venda em um site de classificados finlandês por cerca de US$ 274.600 (aproximadamente R$ 1,4 milhão em conversão direta). Ou seja, quase US$ 124.000 a mais do que o preço original do modelo modificado, que custa em torno dos U$ 150.000 (R$ 757.500). Mas isso poderia ser ainda pior.
Para poder rodar pelo país europeu, a “mamute” precisou ser (bastante) amansada. Por conta de seu peso bruto de 3.539 kg, a picape excede em poucos quilos o limite estabelecido pela Finlândia como carro de passeio. E no país, assim como no resto da União Europeia, uma lei exige que veículos pesados (por lá categorizados como “N2”) tenham sua velocidade máxima limitada a 90 km/h.
Uma contradição curiosa é que são esses mesmos quilinhos a mais que livram o futuro comprador de pagar um imposto de importação ainda maior, de 44,8%, taxados em veículos cuja emissão de CO2 são muito altas. No caso, a TRX Mammoth com seu V8 envenenado de 1.012 cv e 134 kgfm, produz 506 g/km do gás poluente. É muita coisa.
Mas como o que os olhos não veem, o coração não sente, comprador nem vai saber o que está perdendo, já que a Hennessey não divulga a velocidade máxima verdadeira da sua picape. Com certeza, é bem mais que os 190 km/h da TRX original, de 712 cv.
Outra coisa boa é que, pelo menos, a aceleração está preservada. Logo, o motorista vai poder atingir os 90 km/h bem rápido, em menos de 3,2 segundos.