Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Revista em casa por 9,90

Rally 4R leva Quatro Rodas de volta às suas origens para comemorar 65 anos

QUATRO RODAS voltou à cidade de São Lourenço (MG) para refazer o roteiro do seu primeiro Rally de regularidade, realizado em 1961

Por João Vitor Ferreira
2 out 2025, 15h25
Rally 4R
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Se você é um leitor mais assíduo de QUATRO RODAS, sabe que a revista está completando 65 anos. A festa oficial aconteceu em agosto, junto com o especial Melhor Compra, mas as comemorações ainda não terminaram. Neste mês de setembro, decidimos recriar um evento histórico, o nosso primeiro Rally de regularidade.

Foi em dezembro de 1961, quando a revista mal tinha completado um ano, que a primeira edição do Rally 4R aconteceu. O roteiro teve início da cidade de São Lourenço, no sul de Minas Gerais, passando por outras três cidades turísticas da região: Caxambu, Cambuquira e Lambari, roteiro conhecido como Circuito das Águas. E foi para lá que retornamos.

No dia 27 de setembro, 65 duplas se reuniram no Parque das Águas, em São Lourenço, para refazer o roteiro de aproximadamente 200 km. Eles foram divididos de acordo com as idades de seus veículos em quatro categorias principais: Históricos (até 1969), Clássicos (de 1970 a 1989), Neoclássicos (de 1990 até 1999), Super Turismo (de 2000 em diante). A quinta categoria foi a Fiat Competizione, reservada exclusivamente para os modelos da marca italiana, independente do ano de lançamento.

Rally 4R
Jaguar XK 120 1950 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A divisão é importante para organizar os competidores, mas não está diretamente ligada à nenhuma vantagem, uma vez que o Rally 4R adotou o formato RAID (Regularidade Absoluta em Itinerário Desconhecido). Nessa modalidade, não vence o mais rápido, mas sim, quem for mais regular. É necessário estar no lugar certo na hora certa, respeitando as metas de tempo descritas no itinerário e o tempo total de prova.

Rally 4R
Campeões da categoria Neo Clássicos e líderes da classificação geral, Fernando Leibel (esquerda) e Sandro Martin Landib (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Cada segundo a mais ou a menos que o competidor levou para completar o trajeto gera um desconto de pontos. No final, quem perdeu menos pontos, levou o troféu para a casa.

Continua após a publicidade
Rally 4R
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

QUATRO RODAS esteve bem representada. Paulo Campo Grande, diretor de redação, foi o piloto do Fiat Uno Grazie Mille 2013, mais precisamente a última unidade produzida pela Fiat e que marcou o fim da primeira geração do compacto no Brasil. Ao seu lado, fazendo o papel de navegador, estava Marcelo Shimizu, CFO da Editora Abril.

Compartilhe essa matéria via:

A segunda dupla foi formada pelo navegador e nosso editor de arte, Fábio Paiva, junto do piloto Gustavo Brasil, comerciante de carros clássicos de coleção, a bordo de um VW Gol GTI 1990. Uma Fiat Fiorino Trekking 1996 foi o carro da terceira dupla, composta pelos repórteres Isadora Carvalho, ao volante, e João Vitor Ferreira — este que vos escreve — na navegação.

Rally 4R
FORD MAVERICK GT 1978 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

A largada aconteceu pontualmente às 9h da manhã. A cada minuto, um carro saía do ponto de partida, por ordem de numeração. O primeiro foi um elegantíssimo Jaguar XK 120 de 1950, o modelo mais antigo do evento e também um dos mais caros, avaliado em mais de R$ 1 milhão. Os mais puristas navegavam à moda antiga, utilizando a planilha de papel e uma caneta para anotar os tempos.

Mas também havia a opção de seguir o roteiro digital, que mostrava todo o trajeto e as parciais em um aplicativo de smartphone. Cada curva importante, lombada, placa de quilometragem, bifurcação e ponto de referência estavam descritos para o navegador saber que o caminho estava certo, assim como os pontos de parada, onde era obrigatório zerar o cronômetro.

Rally 4R
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

A melhor dupla chamou a atenção desde o primeiro momento. Com seu Ford Escort 1995 amarelo, que simulava o modelo de RS Cosworth, a dupla de profissionais, Fernando Leibel e Sandro Martin Braindib, foram os campeões da categoria Neoclássicos, perdendo apenas 61 pontos em uma prova com mais de duas horas de duração.

Continua após a publicidade

Mas eles foram uma exceção. A ideia era que o Rally 4R fosse amigável para qualquer pessoa, do veterano ao novato, e os vencedores representaram bem esse espírito. No pódio, subiram desde famílias que queriam curtir o passeio até amigos que estavam se aventurando pela primeira vez em um Rally, todos reunidos para se divertir e compartilhar a paixão por automóveis.  

Classificação

Aqui separamos os cinco primeiros colocados de cada uma das cinco categorias. Para ter acesso à classificação completa, clique aqui.

Históricos

GUILHERME BOTREL / WEDDLY HENRIQUE RODRIGUES VOLKSWAGEN KARMANN GHIA 1969
LEONARDO ROMANELLI GUIMARÃES / REINALDO ALVES DE DEUSS VOLKSWAGEN FUSCA 1300 1968
MILTON VASQUES THIBAU DE ALMEIDA / LETÍCIA BARACHO THIBAU CHEVROLET OPALA 3800 1969
BELMIRO TAVARES / ÁTILA ARAÚJO DKW CANDANGO 1960
WESLEY FROTA MORAES / JHONY MARTINS PERANGELI JAGUAR XK 120 1950

Clássicos

JOSÉ AUGUSTO PEREIRA LEITE / CLEO PORTUGAL VOLKSWAGEN SANTANA 1988
AUGUSTO MORAIS / JOÃO VITOR TEIXEIRA DOS SANTOS FORD MAVERICK GT 1978
ROBSON COTTA / DANIEL SIMONETTI FIAT 147 L 1978
MAURICIO JOSÉ DE BRITO BRITO / CAUÃ ARAUJO BRITO BRITO VOLKSWAGEN FUSCA ÚLTIMA SÉRIE 1986
RAFAEL GUEDES MOREIRA / LÍVIA DE ARAÚJO LIMA MERCEDES-BENZ 280S 1985

Neoclássicos

FERNANDO LEIBEL / SANDRO MARTIN BRAINDIB FORD ESCORT COSWORTH (TRIBUTO) 1995
ROGÉRIO MORENO ONOFRIO / ANDRÉ PESTANA BMW 318TI COMPACT 1997
PEDRO BACHIR ASMAR FILHO / FABIO CHAVES SAMPAIO FIAT UNO 1.6RMPI 1993
ALEX ALMEIDA / ALVARO ALMEIDA MERCEDES-BENZ SL500 1997
GABRIEL CALVÁRIO / ARTUR CAETANO LAND ROVER DISCOVERY 1999

Super Turismo

RENAN BUENO FERRACIOLLI / WAGNER BRANDÃO DOS SANTOS TOYOTA SW4 2019 
FABIO RICARDO RAMPAZZO / MARCELO RAFAEL IBARRA FIGALLO CHEVROLET ZAFIRA ELITE 2004
FILIPE LOT / VICTOR CANDIDO MERCEDES-BENZ E-350 2007
HUMBERTO FAGUNDES / ARTHUR FAGUNDES CHEVROLET CAMARO SS 2009
BRUNO COUTO GOMES / MELINA PAULA RIBEIRO AUDI RS4 2021

Fiat Competizione

PEDRO BACHIR ASMAR FILHO / FABIO CHAVES SAMPAIO FIAT UNO 1.6RMPI 1993
ROBSON COTTA / DANIEL SIMONETTI FIAT 147 L 1978
DOUGLAS COMUNIAN / CRIS COMUNIAN FIAT COUPE 1996
ALESSANDRA FEOLA MESTRINELLI / EMERSON MESTRINELLI FERREIRA FIAT TEMPRA TURBO STILE 1998
GUSTAVO ABREU / FABIANA ZOROASTRO FIAT UNO 1.6R 1994

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos,comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.