Rally 4R leva Quatro Rodas de volta às suas origens para comemorar 65 anos
QUATRO RODAS voltou à cidade de São Lourenço (MG) para refazer o roteiro do seu primeiro Rally de regularidade, realizado em 1961

Se você é um leitor mais assíduo de QUATRO RODAS, sabe que a revista está completando 65 anos. A festa oficial aconteceu em agosto, junto com o especial Melhor Compra, mas as comemorações ainda não terminaram. Neste mês de setembro, decidimos recriar um evento histórico, o nosso primeiro Rally de regularidade.
Foi em dezembro de 1961, quando a revista mal tinha completado um ano, que a primeira edição do Rally 4R aconteceu. O roteiro teve início da cidade de São Lourenço, no sul de Minas Gerais, passando por outras três cidades turísticas da região: Caxambu, Cambuquira e Lambari, roteiro conhecido como Circuito das Águas. E foi para lá que retornamos.
No dia 27 de setembro, 65 duplas se reuniram no Parque das Águas, em São Lourenço, para refazer o roteiro de aproximadamente 200 km. Eles foram divididos de acordo com as idades de seus veículos em quatro categorias principais: Históricos (até 1969), Clássicos (de 1970 a 1989), Neoclássicos (de 1990 até 1999), Super Turismo (de 2000 em diante). A quinta categoria foi a Fiat Competizione, reservada exclusivamente para os modelos da marca italiana, independente do ano de lançamento.

A divisão é importante para organizar os competidores, mas não está diretamente ligada à nenhuma vantagem, uma vez que o Rally 4R adotou o formato RAID (Regularidade Absoluta em Itinerário Desconhecido). Nessa modalidade, não vence o mais rápido, mas sim, quem for mais regular. É necessário estar no lugar certo na hora certa, respeitando as metas de tempo descritas no itinerário e o tempo total de prova.

Cada segundo a mais ou a menos que o competidor levou para completar o trajeto gera um desconto de pontos. No final, quem perdeu menos pontos, levou o troféu para a casa.

QUATRO RODAS esteve bem representada. Paulo Campo Grande, diretor de redação, foi o piloto do Fiat Uno Grazie Mille 2013, mais precisamente a última unidade produzida pela Fiat e que marcou o fim da primeira geração do compacto no Brasil. Ao seu lado, fazendo o papel de navegador, estava Marcelo Shimizu, CFO da Editora Abril.
A segunda dupla foi formada pelo navegador e nosso editor de arte, Fábio Paiva, junto do piloto Gustavo Brasil, comerciante de carros clássicos de coleção, a bordo de um VW Gol GTI 1990. Uma Fiat Fiorino Trekking 1996 foi o carro da terceira dupla, composta pelos repórteres Isadora Carvalho, ao volante, e João Vitor Ferreira — este que vos escreve — na navegação.

A largada aconteceu pontualmente às 9h da manhã. A cada minuto, um carro saía do ponto de partida, por ordem de numeração. O primeiro foi um elegantíssimo Jaguar XK 120 de 1950, o modelo mais antigo do evento e também um dos mais caros, avaliado em mais de R$ 1 milhão. Os mais puristas navegavam à moda antiga, utilizando a planilha de papel e uma caneta para anotar os tempos.
Mas também havia a opção de seguir o roteiro digital, que mostrava todo o trajeto e as parciais em um aplicativo de smartphone. Cada curva importante, lombada, placa de quilometragem, bifurcação e ponto de referência estavam descritos para o navegador saber que o caminho estava certo, assim como os pontos de parada, onde era obrigatório zerar o cronômetro.

A melhor dupla chamou a atenção desde o primeiro momento. Com seu Ford Escort 1995 amarelo, que simulava o modelo de RS Cosworth, a dupla de profissionais, Fernando Leibel e Sandro Martin Braindib, foram os campeões da categoria Neoclássicos, perdendo apenas 61 pontos em uma prova com mais de duas horas de duração.
Mas eles foram uma exceção. A ideia era que o Rally 4R fosse amigável para qualquer pessoa, do veterano ao novato, e os vencedores representaram bem esse espírito. No pódio, subiram desde famílias que queriam curtir o passeio até amigos que estavam se aventurando pela primeira vez em um Rally, todos reunidos para se divertir e compartilhar a paixão por automóveis.









Classificação
Aqui separamos os cinco primeiros colocados de cada uma das cinco categorias. Para ter acesso à classificação completa, clique aqui.
Históricos
1º | GUILHERME BOTREL / WEDDLY HENRIQUE RODRIGUES | VOLKSWAGEN KARMANN GHIA 1969 |
2º | LEONARDO ROMANELLI GUIMARÃES / REINALDO ALVES DE DEUSS | VOLKSWAGEN FUSCA 1300 1968 |
3º | MILTON VASQUES THIBAU DE ALMEIDA / LETÍCIA BARACHO THIBAU | CHEVROLET OPALA 3800 1969 |
4º | BELMIRO TAVARES / ÁTILA ARAÚJO | DKW CANDANGO 1960 |
5º | WESLEY FROTA MORAES / JHONY MARTINS PERANGELI | JAGUAR XK 120 1950 |
Clássicos
1º | JOSÉ AUGUSTO PEREIRA LEITE / CLEO PORTUGAL | VOLKSWAGEN SANTANA 1988 |
2º | AUGUSTO MORAIS / JOÃO VITOR TEIXEIRA DOS SANTOS | FORD MAVERICK GT 1978 |
3º | ROBSON COTTA / DANIEL SIMONETTI | FIAT 147 L 1978 |
4º | MAURICIO JOSÉ DE BRITO BRITO / CAUÃ ARAUJO BRITO BRITO | VOLKSWAGEN FUSCA ÚLTIMA SÉRIE 1986 |
5º | RAFAEL GUEDES MOREIRA / LÍVIA DE ARAÚJO LIMA | MERCEDES-BENZ 280S 1985 |
Neoclássicos
1º | FERNANDO LEIBEL / SANDRO MARTIN BRAINDIB | FORD ESCORT COSWORTH (TRIBUTO) 1995 |
2º | ROGÉRIO MORENO ONOFRIO / ANDRÉ PESTANA | BMW 318TI COMPACT 1997 |
3º | PEDRO BACHIR ASMAR FILHO / FABIO CHAVES SAMPAIO | FIAT UNO 1.6RMPI 1993 |
4º | ALEX ALMEIDA / ALVARO ALMEIDA | MERCEDES-BENZ SL500 1997 |
5º | GABRIEL CALVÁRIO / ARTUR CAETANO | LAND ROVER DISCOVERY 1999 |
Super Turismo
1º | RENAN BUENO FERRACIOLLI / WAGNER BRANDÃO DOS SANTOS | TOYOTA SW4 2019 |
2º | FABIO RICARDO RAMPAZZO / MARCELO RAFAEL IBARRA FIGALLO | CHEVROLET ZAFIRA ELITE 2004 |
3º | FILIPE LOT / VICTOR CANDIDO | MERCEDES-BENZ E-350 2007 |
4º | HUMBERTO FAGUNDES / ARTHUR FAGUNDES | CHEVROLET CAMARO SS 2009 |
5º | BRUNO COUTO GOMES / MELINA PAULA RIBEIRO | AUDI RS4 2021 |
Fiat Competizione