Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Radar inteligente calcula velocidade e multa a 100 metros de distância

Conhecido como doppler, o equipamento identifica velocidade, celular ao volante e conversão proibida a até 100 metros de distância do veículo

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 Maio 2024, 17h37 - Publicado em 24 Maio 2024, 17h32

Quem nunca freou assim que avistou o radar atire a primeira pedra. Porém essa prática para evitar multas por excesso de velocidade está com os dias contatos. Afinal o radar conhecido como doppler já está em operação e é capaz de detectar veículos acima do limite de velocidade mesmo com 100 metros de distância. 

O aparelho emite ondas eletromagnéticas contínuas que, quando rebatidas pelos veículos, mudam de frequência. Essa diferença de aumento ou diminuição das frequências permite aferir a velocidade. A cobertura chega a quatro faixas, sem espaço para o desvio da frequência.

Esse tipo de radar também expõe outras infrações de trânsito. Dentre elas, passar com o semáforo vermelho, usar celular ao volante, fazer conversão proibida, trafegar pela contramão e identifica quem para em cima da faixa de pedestres.

Continua após a publicidade

rqadar

Os novos radares têm como vantagem ao modelo convencional a não necessidade de instalação de itens físicos no asfalto. Isso não exige obstrução de via para implantação e manutenção.

Os equipamentos estão homologados por uma portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Além disso, passam por aferição periódica, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Continua após a publicidade

Eles já estão multando

Esse tipo de equipamento já existe em 24 Estados do Brasil com cerca de 1.700 faixas monitoradas e 730 equipamentos em operação. Só na cidade de São Paulo são sete dispositivos com essa tecnologia, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Compartilhe essa matéria via:

E a entidade alega que não serão instalados novos radares com essa tecnologia até em comprimento ao decreto do Prefeito Ricardo Nunes que suspendeu a instalação de novos equipamentos na capital paulista.

Continua após a publicidade

Nas rodovias paulistas há radares doppler em seis delas. São elas Washington Luís (SP-310), Luiz de Queiroz (SP-304), Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), César Augusto Sgavioli (SP-261), Irineu Penteado (SP-191) e na Assis Chateaubriand (SP-425).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.