QUATRO RODAS de março: Renegade e Duster 1.3 turbo já se enfrentam
Alinhamos as versões na mesma faixa de preço destes dois SUVs equipados com os novos motores turbinados. A edição também traz o teste da Ford Maverick
Na virada do ano, dois dos SUVs compactos mais tradicionais do nosso mercado adotaram nova motorização praticamente juntos, mas as coincidências não param por aí: Jeep Renegade 2022 e Renault Duster 2023 agora são equipados cada um com seu próprio 1.3 turbo flex.
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Os preços dos novos modelos também são próximos e diante de tantas semelhanças trouxemos ao leitor um comparativo exclusivo entre os dois. Quem será que levou a melhor?
E não para por aí!. O inédito Honda City Hatch ainda enfrentou o compacto líder de mercado, o Chevrolet Onix. Vale a pena conferir se o substituto do Fit é páreo para um dos modelos de maior sucesso do país.
E tem mais!
Ford Maverick Com preço de Ranger, a nova picape da Ford quer criar um novo nicho de mercado. Será que consegue?
Volvo C40 Como em um smartphone, este SUV cupê elétrico tem internet, sistemas atualizáveis e reconhece os usuários.
Mercedes C 300 Maior, mais bonita e sofisticada, a nova geração do sedã evoluiu bastante, mas também ficou mais caro.
Melhor Revenda 2022 Saiba quais os carros que perderam menos valor de revenda depois do caos que se tornou o comércio de automóveis durante a pandemia.
Especial Mercado Os zero-km ficaram mais caros, enquanto os seminovos valorizaram. Se você lucrou com isso, terá de pagar imposto.
A distribuição às bancas e assinantes de todo o Brasil começou hoje (4/3), mas o prazo de chegada pode variar dependendo da região.
Carta ao leitor – Transporte de Valores
O Brasil é um dos poucos lugares do mundo em que carro é visto como investimento. Se não for o único. Aqui, é importante escolher um modelo pensando em seu valor de revenda. O que sofre menos depreciação é o melhor ativo, como dizem os economistas.
É justificável. Porque carro sempre foi muito caro no Brasil. Meu tio Domingos contava que, antes de ter seu automóvel, lá pelos anos de 1960, lhe diziam que o custo de manter um veículo era igual ao de criar um filho. Mas, depois que comprou o primeiro VW Sedan, ficou sabendo que as despesas equivaliam às de uma família.
Para os particulares, é impossível esperar rendimentos dessa aplicação. Às vezes, no entanto, é possível ganhar na venda do bem usado. Pode parecer ilógico um modelo seminovo custar mais que esse mesmo modelo novo.
Mas estamos no Brasil. E isso já aconteceu nos anos 1980, época de hiperinflação e indústria incipiente, e acontece agora, resultado de pandemia, dólar alto, inflação, renovação das linhas e falta de componentes.
O lucro pode variar de um modelo para outro e é importante considerar que os valores nominais não espelham as perdas com a inflação. Mas, nesse caso, perder menos é o que interessa.
Na pesquisa do Prêmio Melhor Revenda 2022, que publicamos este mês, você pode conferir se fez um bom negócio ao comprar seu carro. O levantamento aponta os modelos com menor depreciação, ou valorização, em 19 categorias do mercado.
Esta é a terceira edição do estudo que fazemos em parceria com a Kelley Blue Book Brasil, empresa especializada na avaliação e pesquisa de preços de automóveis. Os textos do Melhor Revenda foram escritos pelo colaborador Fernando Miragaya.
No Brasil, o mercado de usados é tão forte quanto o de novos. E movimenta não só o comércio como também todo o ecossistema relacionado, como mostra a reportagem sobre a indústria de peças de reposição, dentro do Especial Mercado, que começa na página 47 e foi capitaneado pelo editor Henrique Rodriguez.
O Especial Mercado traz também um ranking dos aumentos de preços dos modelos zero-km, que o Henrique fez em parceria com a editora Isadora Carvalho, e uma matéria que alerta para o fato de que o lucro obtido com a venda de carros é considerado ganho de capital e, portanto, é tributado e deve ser declarado no Imposto de Renda.
Como dizia o músico Tom Jobim: “O Brasil não é para principiantes”.