Quais são os carros mais vendidos do Brasil por versão?
Mesmo no ranking separado por versões o Onix é o campeão. No entanto, ele vence pela versão Joy, com cara antiga. Corolla, Toro e Compass se destacam
Nas listas de mais vendidos no Brasil nos últimos anos, o Chevrolet Onix domina com folga. Mas se dividirmos os modelos por versões específicas de acabamento e motorização, quem são os mais emplacados do país?
Dados disponibilizados pela consultoria Jato mostram que o início do ranking não é lá muito diferente do que já conhecemos, com as configurações 1.0 de Onix, Ka, Sandero e HB20 figurando entre os cinco mais vendidos.
No caso do Onix, os 28.135 exemplares da liderança são da versão de entrada Joy, que mantém o visual antigo do modelo, junto de uma lista de equipamentos modesta.
O compacto da Chevrolet volta a aparecer em terceiro colocado na configuração LT com motor 1.0. As versões LT 1.4 (16º), LTZ 1.4 (17º) e LTZ 1.4 automático (48º) também aparecem na lista.
Depois vem o Ka SE 1.0. No compacto da Ford, vale o destaque para as fracas vendas das versões com motor 1.5. Nenhuma está entre os 50 da lista presente no final desta matéria, ao contrário da SE Plus 1.0 (13º) e do sedã Ka+ SE 1.0 (46º).
O Renault Sandero aparece em 4º lugar na versão Expression 1.0 e em 11º na configuração Authentique 1.0. Já o Hyundai HB20, segundo lugar entre os modelos acumulados, fica em 5º com a versão Comfort Plus 1.0, segundo os números da Jato, em 12º com o Comfort 1.0 e em 28º com o Comfort Plus BlueMedia 1.0.
O primeiro não-popular da lista é o Toyota Corolla, cuja versão intermediária XEi 2.0 aparece na 6ª colocação, mesmo custando mais de R$ 100 mil.
Outra curiosidade do sedã é a grande participação do motor 1.8, ao contrário do que o senso comum nos forçar a pensar. Depois do XEi, o GLi Upper aparece em 43º lugar e o GLi mais simples em 46º.
Ainda mais surpreendente é a presença da Fiat Toro Freedom 1.8 automática (versão de entrada da picape intermediária) na 7ª posição, à frente de medalhões do mercado como VW Gol Trendline 1.0 e Fiat Strada Working.
Entre os SUVs, quem se dá melhor é o Honda HR-V EX 1.8, o único do segmento a figurar no Top 10. Mas há dois concorrentes se aproximando perigosamente: o Hyundai Creta na versão topo de linha Prestige 2.0, na 15ª colocação, e o Jeep Compass Longitude 2.0 flex, em 18º.
Veja abaixo como fica o ranking dos 50 carros mais vendidos do Brasil quando separados por suas versões:
1 | Chevrolet Onix Joy 1.0 | 28.135 |
2 | Ford Ka SE 1.0 | 23.076 |
3 | Chevrolet Onix LT 1.0 | 21.736 |
4 | Renault Sandero Expression 1.0 | 15.590 |
5 | Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 | 14.892 |
6 | Toyota Corolla XEi 2.0 | 13.734 |
7 | Fiat Toro Freedom 1.8 | 13.614 |
8 | Volkswagen Gol Trendline 1.0 | 12.236 |
9 | Fiat Strada Hard Working 1.4 | 11.713 |
10 | Honda HR-V EX 1.8 | 11.589 |
11 | Renault Sandero Authentique 1.0 | 11.442 |
12 | Hyundai HB20 Comfort 1.0 | 11.299 |
13 | Ford Ka SE Plus 1.0 | 10.251 |
14 | Fiat Mobi Like 1.0 | 9.906 |
15 | Hyundai Creta Prestige 2.0 | 8.486 |
16 | Chevrolet Onix LT 1.4 | 8.480 |
17 | Chevrolet Onix LTZ 1.4 | 8.289 |
18 | Jeep Compass Longitude 2.0 Flex | 8.192 |
19 | Chevrolet Prisma Joy 1.0 | 8.152 |
20 | Chevrolet Prisma LT 1.4 | 7.710 |
21 | Fiat Uno Attractive 1.0 | 7.688 |
22 | Ford EcoSport SE 1.6 | 7.378 |
23 | Fiat Uno Drive 1.0 | 7.234 |
24 | Volkswagen Saveiro Robust 1.6 | 7.147 |
25 | Nissan Kicks SL 1.6 | 7.062 |
26 | Toyota Etios X 1.3 | 6.986 |
27 | Fiat Palio Attractive 1.0 | 6.645 |
28 | Hyundai HB20 Comfort Plus BlueMedia 1.0 | 6.542 |
29 | Volkswagen Voyage Comfortline 1.6 | 6.510 |
30 | Volkswagen Fox Run 1.6 | 6.391 |
31 | Honda Civic EXL 2.0 | 6.277 |
32 | Chevrolet Montana LS 1.4 | 6.219 |
33 | Fiat Toro Volcano 2.0 Diesel | 6.205 |
34 | Chevrolet Prisma LTZ 1.4 AT | 6.201 |
35 | Volkswagen Voyage Trendline 1.6 | 6.121 |
36 | Honda Fit LX 1.5 | 6.112 |
37 | Toyota Hilux SRV 2.8 Diesel AT | 6.103 |
38 | Fiat Mobi Drive 1.0 | 5.922 |
39 | Volkswagen Up! Take 1..0 | 5.903 |
40 | Honda HR-V EXL 1.8 | 5.801 |
41 | Fiat Grand Siena Attractive 1.4 | 5.792 |
42 | Volkswagen Gol Trendline 1.0 | 5.720 |
43 | Toyota Corolla GLi Upper 1.8 AT | 5.684 |
44 | Volkswagen Gol Trendline 1.6 | 5.537 |
45 | Chevrolet Prisma LTZ 1.4 | 5.337 |
46 | Ford Ka+ SE 1.0 | 5.160 |
– | Toyota Corolla GLi 1.8 AT | 5.160 |
47 | Volkswagen Up! Move TSI 1.0 | 5.043 |
48 | Chevrolet Onix LTZ 1.4 AT | 5.027 |
49 | Toyota Hilux SRX 2.8 Diesel | 5.026 |
50 | Chevrolet Cruze LTZ 1.4 | 5.015 |
Fonte: Jato