Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Estados dão desconto ou isentam IPVA 2024 de carros elétricos e híbridos

Algumas unidades da federação podem cobrir até 100% do imposto, enquanto outras exigem que o modelo tenha produção local - o que não existe

Por Julio Cabral
Atualizado em 5 fev 2024, 14h11 - Publicado em 3 jan 2024, 11h03
Há estados em que os modelos híbridos também têm isenção do IPVA
Corolla Cross (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Carros elétricos ou híbridos costumam ter vantagens dadas pelos governos estaduais e municipais. A liberação do rodízio veicular na cidade de São Paulo é um bom exemplo. Há também auxílios na hora da cobrança do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), incentivos que vão da isenção aos descontos do imposto.

No entanto, os benefícios variam de estado para estado; confira os que já oferecem benefícios1 no IPVA 2024 para carros elétricos e híbridos.

Alagoas

Os modelos elétricos e híbridos não precisam pagar o imposto no primeiro ano, mas, nos anos seguintes, as alíquotas são reduzidas. Os totalmente elétricos pagarão 0,5% a partir do segundo ano, percentual que passa a 1% no terceiro ano. Os híbridos pagam um pouco mais, sendo 0,75% no ano seguinte e, a partir do segundo ano pós-compra, 1,5%. Os carros movidos a GNV pagam 1,5%. 

Distrito Federal

O Distrito Federal cobre 100% do imposto para carros elétricos e híbridos. Ou seja, os proprietários são isentos de IPVA.

Maranhão

O estado nordestino também isenta de cobrança de IPVA os automóveis elétricos. No entanto, eles têm que ter sido comprados ou faturados em uma concessionária no próprio território maranhense. Os híbridos pagam uma alíquota de 2,5%.

Continua após a publicidade

Mato Grosso do Sul

O estado da região centro oeste não isentar os modelos sem motor a combustão. Para compensar, seus descontos são mais amplos, incluindo outras categorias. Veículos movidos a etanol, gás natural veicular, eletricidade e híbridos têm redução da base de cálculo. Segundo a lei 6074, 14/06/2023, os modelos a álcool têm até 40% de desconto, percentual que passa a 70% nos elétricos e 100% nos movidos a GNV.

Minas Gerais

Na teoria, o estado mineiro isenta de cobrança de IPVA veículos elétricos e híbridos, mas, na prática, há um porém que inviabiliza o desconto: os modelos têm que ser produzidos em Minas Gerais, algo que ainda não existe.

Paraná

Também há a isenção completa do IPVA, entretanto, ela precisa ser renovada para 2024, uma vez que o benefício valia apenas até o final de dezembro de 2023.

São Paulo ainda não tem desconto estadual de IPVA, mas a capital oferece incentivo
São Paulo ainda não tem desconto estadual de IPVA, mas a capital oferece incentivo (Divulgação/BYD)

Pernambuco

O estado nordestino foi um dos últimos a aderir ao benefício do desconto completo de IPVA para os modelos elétricos. Para usufruir do benefício, o carro tem que estar registrado em Pernambuco.

Continua após a publicidade

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, os totalmente elétricos pagam 0,5% de IPVA, alíquota que sobe para 1,5% nos híbridos. 

Rio Grande do Sul

A unidade federativa do Sul do país também oferece isenção total de IPVA para veículos elétricos, porém, o benefício não inclui os híbridos, modelos que são obrigados a pagar os mesmos 3% de imposto dos automóveis a combustão.

São Paulo

São Paulo ainda está à espera de uma legislação que isente o IPVA de híbridos e elétricos, uma parte do projeto de lei que foi vetada pelo governador Tarcísio de Freitas. Porém, há um consolo: a capital paulista oferece 50% de restituição do imposto para aqueles que adquirirem carros desses dois tipos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.