Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Provável novo carro mais rápido do mundo já está em pré-venda na China

Aion Hyper SSR promete 0 a 100 km/h em 1,9 s e é aposta da China para derrubar o europeu Rimac Nevera do posto de carro mais rápido do mundo

Por Eduardo Passos
22 set 2022, 19h21

As propriedades de motores elétricos vêm revolucionando não só a indústria em geral, mas também quebrando com frequência alguns recordes. Com torque instantâneo e respostas muito mais rápidas, os carros a bateria estão melhorando marcas na aceleração de 0 a 100 km/h a todo instante, e o Aion Hyper SSR é mais um a superar a dificílima barreira dos 2 segundos.

Recém-apresentado pela chinesa Aion (submarca da gigante GAC), o Hyper SSR é o primeiro hipercarro a baterias produzido no país, com foco evidente no Rimac Nevera. O modelo europeu ainda não foi plenamente testado de maneira independente, mas é o único cuja montadora afirma ir de 0 a 100 km/h em menos que os dois segundos — uma barreira significativa para carros a combustão.

Aion Hyper SSR
(Divulgação/Aion)

Isso até agora, porque o Hyper SSR promete cravar exatos 1,9 s nessa medição. Se usarmos o padrão de arredondamento dos testes de QUATRO RODAS, é possível até afirmar que só o modelo chinês consegue a façanha, dado que os 1,97 s oficiais do Nevera seriam transformados em 2,0 s.

Velocidade máxima do modelo não foi divulgada
Velocidade máxima do modelo não foi divulgada (Divulgação/Aion)

A fabricante não divulgou detalhes sobre a quantidade de motores, mas é provável que esses sejam quatro; um por roda. Sabemos entretanto, que o modelo totalizará 1.242 cv com o torque na roda na casa de 1.223 kgfm.

Versão de entrada deve ser bimotor com tração traseira, apenas
Versão de entrada deve ser bimotor com tração traseira, apenas (Divulgação/Aion)

Mais do que números, o Aion Hyper SSR promete seduzir por elementos clássicos, como as portas de abertura vertical do biposto. Além do difusor traseiro, a fibra de carbono é utilizada na composição dos painéis da carroceria e, em nome da aerodinâmica, as luzes de freio são embutidas no teto e o aerofólio tem recolhimento elétrico.

Aion Hyper SSR
Interior do Aion Hyper SSR (Divulgação/Aion)

O interior do recordista é estranhamente clean, mas com volante hexagonal e interior em roxo que afastam qualquer sobriedade do modelo. Chineses interessados no Aion Hyper SSR já podem desembolsar cerca de US$ 240.000 pela versão topo de linha Ultimate, com entregas previstas para outubro de 2023.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.