Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Proteste lança abaixo-assinado para tornar controle de estabilidade obrigatório

Para instituição, item de segurança é "direito do consumidor" e deveria equipar todos os automóveis

Por Anaís Motta
Atualizado em 25 mar 2024, 10h35 - Publicado em 24 nov 2015, 18h10
seguranca

Para pressionar o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) a tornar obrigatório o controle eletrônico de estabilidade em todos os veículos produzidos no Brasil, a Proteste, maior associação de consumidores da América Latina, lançou a campanha “Carro Sob Controle”. O abaixo-assinado tem como objetivo fazer com que o sistema de segurança vire item de série até o segundo semestre de 2017.

Segundo Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste, centenas de pessoas ainda morrem todos os dias no trânsito, apesar de o Brasil ter evoluído muito em segurança veicular. “Hoje, o controle eletrônico de estabilidade só equipa carros de luxo. Vamos juntos lutar por mais esse direito do consumidor”, completa.

Para aderir à campanha “Carro Sob Controle”, basta acessar o site oficial e assinar. Na página, também é possível conferir o vídeo abaixo, de um teste feito pela própria Proteste, que comparou a retomada do controle do veículo após uma manobra brusca em dois automóveis: um deles equipado com o controle eletrônico de estabilidade, o outro não.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que, no último dia 17, o Ministro das Cidades Gilberto Kassab confirmou que a obrigatoriedade do equipamento de segurança em veículos de passeio está em fase final de discussão, e a decisão será tomada até o fim deste ano. O maior impasse entre a indústria automotiva e o Denatran é a fixação de um prazo para se adaptar a nova regra.

LEIA TAMBÉM:- Mais notícias sobre segurança publicadas pela QUATRO RODAS

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.