Projeto de ônibus “aéreo” pode ser opção para aliviar trânsito

Novo modal criado na China andaria por cima de outros carros, sem interferir no trânsito

Maquete do Transit Elevated Bus (TEB)  (/)

O país mais populoso do mundo sofre com um problema derivado da aglomeração urbana: trânsito caótico. Assim como ocorre em outros centros urbanos, a população e governo discutem saídas para amenizar esse transtorno. Recentemente uma solução inusitada surgiu em uma feira tecnológica realizada em Pequim – um ônibus “aéreo” que se move por trilhos nas avenidas, acima dos carros. A maquete do Transit Elevated Bus (TEB) foi exposta na última 19ª China Beijing International High-Tech Expo.

LEIA MAIS

>> Os flagras mais absurdos feitos pelos leitores da QUATRO RODAS

>> Os motorhomes mais incríveis do planeta

>> São Paulo perde posições no ranking mundial de congestionamentos

De acordo com o projeto, o ônibus “aéreo” promete transportar até 1.200 pessoas e, segundo seus criadores, pode ser implantado até o final deste ano, na China. Os trilhos seriam instalados nas laterais das vias e o ônibus “aéreo” se locomoveria por cima de outros carros, pois haveria um enorme vão abaixo desse veículo elevado. Segundo os engenheiros, a construção do novo modal seria mais barato do que outros tipos de transportes, pois não alcançaria nem 1/5 dos custos para construção de metrô, por exemplo.

 

Além de aliviar o trânsito das grandes metrópoles chinesas (que são muitas), como Pequim (14º lugar no índice de trânsito do Tomtom Trafic), o projeto tem a intenção de agilizar o transporte coletivo, pois muitas vezes os ônibus comuns ficam travados no trânsito – algo em comum com a realidade do Brasil. Bai Zhiming, engenheiro encarregado do projeto TEB, afirma que os primeiros testes do ônibus “aéreo” estão programadas para começar em Qinhuangdao City, na província de Hebei, norte da China, no segundo semestre deste ano.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s