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Processo nos EUA pode obrigar a Ford a mudar as maçanetas do Mustang Mach-E

Depois de vários problemas com o destravamento das portas, donos do Mustang Mach-E estão processando a Ford

Por Lucas Parente
Atualizado em 11 mar 2025, 08h05 - Publicado em 11 mar 2025, 07h00
Segure a onda: nada de usar o Mustang Mach-E para competições
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Tudo bem que o Ford Mustang Mach-E foi o primeiro elétrico com o nome Mustang. Contudo, este também é o primeiro Mustang sem maçanetas e isso se tornou um problema para a fabricante.

Todas as portas têm maçanetas elétricas e só as dianteiras têm um pequeno puxador. É preciso estar com a chave presencial e apertar um botão para a porta se abrir um pouco para ser puxada. Mas isso só acontecerá se a bateria de 12V estiver carregada.

Essa é uma das grandes reclamações dos consumidores contra a Ford e seu Mustang elétrico nos Estados Unidos. Isso, inclusive, se tornou o motivo de um processo conjunto de donos do carro nos EUA, mais especificamente no estado da Califórnia.

Ford Mustang Mach-E testado por QUATRO RODAS4
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Os proprietários do Mach-E argumentam que, se ocorrer um erro ou falha na bateria de 12V, responsável pela abertura do carro e pelo funcionamento de outros sistemas do carro, não tem como o Mustang ser aberto. Não existe uma outra forma de abrir o carro, como um comando mecânico redundante.

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Segundo os donos do modelo, “o Mach-E, embora seja projetado para abrir eletronicamente, não tem uma chave física à prova de falhas”. Eles alegam no processo que este “recurso” é, na verdade, um defeito de fábrica que precisa ser corrigido.

Este processo conjunto não está acontecendo por acaso. Já foram relatados diversos casos de pessoas trancadas para fora ou dentro do veículo por conta de falhas inesperadas na chave.

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Ford Mustang Mach-E testado por QUATRO RODAS2
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

O caso mais conhecido aconteceu nos EUA, onde uma criança de apenas nove meses ficou presa dentro do carro após sua mãe parar para recarregar o veículo. Foi necessário quebrar o vidro do Mach-E para resgatar a criança. A concessionária que respondeu o caso afirmou que o culpado de todo este transtorno foi a bateria de 12V.

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Porém, até há uma forma de destravar o carro após uma falha como essa. Mas, segundo o próprio processo, ela não é nem um pouco simples de ser realizada:

“Para acessar o compartimento de bagagem dianteiro, onde está localizada a bateria, os motoristas são obrigados a seguir uma série de etapas complicadas e demoradas para uma pessoa comum. Sem conhecimento e equipamentos adequados, o motorista pode não ser capaz de concluir o processo”

Até o momento, a ação coletiva está restrita apenas para proprietários do Mach-E na California, abrangendo todos os anos e modelos do carro.

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