Primeiro protótipo do Ford GT vai a leilão nos EUA
Superesportivo tem assinatura de Carroll Shelby, tampa do motor de fibra de carbono e componentes para testes acoplados na carroceria
A inspiração no GT40 fez com que o design moderno/retrô do Ford GT o consagrasse como um dos superesportivos mais icônicos já feitos. Quem tiver uma conta bancária bem gorda poderá arrematar o primeiro protótipo produzido do modelo (chamado de CP-1) em um leilão nos Estados Unidos.
Esse exemplar não é um Ford GT qualquer, pois ele tem algumas particularidades, como a tampa traseira feita de fibra de carbono que cobre o motor. Os Ford GT receberam uma tampa de alumínio posteriormente, já que a Ford percebeu que a produção da peça de fibra de carbono se tornaria inviável em alta escala.
Outro detalhe interessante do superesportivo são as 13 assinaturas de membros da equipe responsável pelo desenvolvimento do GT. A maioria delas se encontra no capô, sendo que a assinatura no para-choque traseiro é de Carroll Shelby. No interior há acabamento de alumínio no console central e nos anéis dos bancos — com alguns ausentes.
Ele é o primeiro protótipo (dos três produzidos), vindo equipado com um motor V8 5,4 litros dotado de compressor e 507 cv em plena forma, além de contar com o interior completo. Curiosamente, o superesportivo não ultrapassa os 5 mph (8 km/h) por conta de um limitador de velocidade instalado pelos engenheiros da marca, alegando que o protótipo era destinado apenas para exibições. Para o milionário que não fizer questão de acelerar, será uma joia na sala de estar.
Por se tratar de uma unidade pré-série, o carro era testado pela engenharia da Ford à época e traz componentes de testes funcionais, como dispositivo para testes de emissões, válvulas de liberação rápida para o tanque de combustível, conexões e equipamentos de monitoramento.
O leilão será realizado pela Russo and Steele entre os dias 18 e 22 de janeiro, em Scottsdale, no Arizona. No ano passado, a mesma casa de leilões vendeu o segundo protótipo de um Ford GT por US$ 836.000 (R$ 2,7 milhões numa conversão direta), levando a crer que o protótipo número um irá superar essas cifras.