Primeiro Honda híbrido do mundo está à venda no Brasil por R$ 14.000
Único exemplar no Brasil foi importado pela Petrobras há quase 20 anos para ser usado em eventos
Hoje o Honda Insight é, na prática, a versão híbrida do Civic. Mas 20 anos atrás, quando foi lançado, era apenas um carro estranho – porque todos os carros que deram início à eletrificação dos automóveis eram estranhos. Um deles veio parar no Brasil na época e agora ele está à venda!
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Apresentado em 1999, o Insight foi o primeiro carro híbrido da Honda. Só tinha duas portas e dois lugares, além da carroceria pensada para ser aerodinâmica. Até as rodas traseiras têm carenagem, para romper o ar com mais facilidade.
Sua mecânica já antecipava tendências que hoje já se tornaram padrão na indústria. Por exemplo, seu motor a gasolina era um três cilindros 1.0. Tinha modestos 67 cv, mas o motor elétrico entregava até 13 cv para auxiliá-lo.
O motor elétrico não era capaz de impulsionar o carro sozinho (como o Prius faz desde sempre), apenas aliviava o esforço do motor a gasolina. Mas o elétrico também tinha a função de motor de partida, o que permitia desligar o motor a gasolina em paradas e religar rapidamente para entrar em movimento – o que hoje chamamos de sistema start-stop.
Mais curioso ainda é que de 1999 a 2001 o Honda Insignt só foi vendido com câmbio manual, algo extremamente raro para híbridos plenos ou híbridos leves, como ele. Só depois o câmbio CVT passou a estar disponível. A produção era feita em Suzuka, no Japão, mesma fábrica do Honda NSX e do roadster S2000, e durou até 2006. Em 2009 o Insight foi relançado, mas como um híbrido muito parecido com o Toyota Prius.
O único exemplar importado para o Brasil (até onde se sabe) agora está à venda e custa apenas R$ 13.999, mais barato do que qualquer Fit 2004 que você encontra por aí. Só tem um detalhe: agora ele é considerado sucata, pois foi deram baixa no Detran.
Até onde se sabe, esse Honda Insight 2001 pertencia à Petrobrás e por muitos anos foi usado em eventos e iniciativas de eficiência energética junto com um Toyota Prius da primeira geração, importado na mesma época. Ele até chegou a ser emplacado no Rio de Janeiro. É uma pena que agora ele só possa virar um carro de exposição em alguma concessionária ou fazer parte de alguma coleção.
Também daria para andar com o carro em alguma via particular. O carro acompanha manuais e livros de manutenção para toda parte elétrica e mecânica, para o caso de algo dar errado e ninguém conseguir consertar o carro.
É uma oportunidade única de ter um Honda com mecânica híbrida no Brasil. Afinal, todas as iniciativas da fabricante neste sentido ainda não passaram de promessas.
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