Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Primeiro elétrico da Audi, e-tron será vendido no Brasil

SUV elétrico tem o equivalente a 408 cv e pode vir com câmeras no lugar dos retrovisores

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 mar 2024, 10h47 - Publicado em 18 set 2018, 15h42
Audi e-Tron está em pré-venda há meses (Divulgação/Audi)
Continua após publicidade
Audi e-tron
A Audi escolheu a cor azul Antigua para apresentar seu primeiro modelo elétrico de produção em larga escala (Divulgação/Audi)

A Audi dá o pontapé inicial em seu plano de eletrificação. Até 2025 a marca promete colocar nas ruas ao redor do mundo nada menos que 12 modelos movidos somente por baterias – de compactos aos chamados full-size.

O modelo escolhido para iniciar essa trajetória não poderia ser outro: um SUV. O inédito e-tron surge com 408 cv de potência e cerca de 400 quilômetros de autonomia – a menor entre os concorrentes.

A missão brigar por um lugar ao Sol com Tesla Model X (474 km de autonomia), Jaguar I-Pace (480 km) e o novato Mercedes-Benz EQC (450 km). A BMW também terá uma variante elétrica do X3.

E se você acha que o Brasil vai demorar a ver o e-tron, está enganado. O carro está confirmado para desembarcar aqui no segundo semestre de 2019.

Audi e-tron
A traseira exibe a nova linguagem estética da Audi com as lanternas integradas – também presentes no A7 e A8 (Divulgação/Audi)
Continua após a publicidade

O primeiro elétrico produzido em larga escala pela Audi é baseado no conceito de mesmo nome apresentado em 2015 no Salão de Frankfurt, na Alemanha. À época a Audi anunciava um conjunto capaz de produzir 435 cv e uma autonomia de mais de 500 quilômetros.

Os números finais são um pouco diferentes. O e-tron usa dois motores elétricos – um para cada eixo. Juntos, produzem 300 kW  – o equivalente a 408 cv. O torque instantâneo é de 67,7 mkgf. De acordo com os novos padrões para homologação de veículos na Europa (WLTP), a autonomia chega perto dos 400 quilômetros.

As baterias de 95 kWh pesam 700 kg e são montadas no assoalho, bem no meio do carro. Isso contribui para o centro de gravidade mais baixo e também para a perfeita distribuição de peso do SUV – 50% na dianteira e 50% na traseira.

Audi e-tron
O bocal de carregamento fica em um lugar inusitado: na caixa de roda dianteira esquerda do utilitário (Divulgação/Audi)
Continua após a publicidade

O sistema de tração do Audi é diferente do Mercedes-Benz EQC, por exemplo. O principal motor é o traseiro. Quando mais potência é solicitada, o sistema aciona a unidade dianteira e redistribui o torque entre os eixos.

Com a tração nas quatro rodas acionada, o SUV consegue atingir 100 km/h em 5,7 segundos. A velocidade máxima chega perto dos 200 km/h.

Toda essa energia pode ser regenerada de duas maneiras. A primeira é pelo chamado coasting, quando o motorista atinge velocidade de cruzeiro e solta o acelerador.

A outra é reintegrando parte da carga desperdiçada em frenagens. Ao acionar o pedal da esquerda a 100 km/h, o Audi consegue usar 70% de força total (300 cv e 30,6 mkgf) na função de recuperação de energia.

Continua após a publicidade
Audi e-tron
As dimensões são bem generosas e colocam o e-tron na lacuna entre o médio Q5 e o grande Q7 (Divulgação/Audi)

Em termos de tamanho, o e-tron se situa entre o Q5 e o Q7. São 4,90 metros de comprimento – 24 cm a mais que o Q5 e 10 cm a menos que o Q7. As dimensões ainda contemplam 1,93 m de largura e 1,61 m de altura. A distância entre-eixos fica em 2,93 m – contra 2,81 m do Q5 e 2,99 m do Q7. O porta-malas tem capacidade para 660 litros.

Para tornar o SUV bom de guiar, a Audi instalou um conjunto de suspensão pneumática. Dependendo do modo de condução (são sete), a altura do solo pode ser reduzida em até 7,6 cm.

Audi e-tron
O Virtual Cockpit se junta a duas telas no console central, que controlam desde o multimídia até o tipo de massagem dos bancos (Divulgação/Audi)
Continua após a publicidade

O modelo também torna realidade o uso de câmeras em vez dos tradicionais espelhos retrovisores. As imagens são projetadas em dois display instalados nas portas, acima das maçanetas.

O formato da carcaça da peça contribui para reduzir o arrasto aerodinâmico e manter o Cx de 0,27. A aerodinâmica, inclusive, é responsável por 30% da autonomia total.

O e-tron vai custar 80 mil euros na Alemanha – quase R$ 400 mil – e as vendas começam até o final desse ano. O SUV, que será produzido na Bélgica, vai ganhar companhia em breve. Um sedã esportivo para rivalizar com o Model S da Tesla e um compacto premium elétrico estão nos planos e vão surgir nos próximos dois anos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.