Porsche transforma Macan em barco elétrico luxuoso de 544 cv
Custando mais de R$ 3,5 milhões, o barco Frauscher x Porsche 850 Fantom Air terá apenas 25 unidades disponíveis
![Frauscher-x-Porsche-850-Fantom-Air-00006-2048x1152](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/10/img-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
As credenciais do Porsche Macan EV, marcado para estrear em 2024, já foram apresentadas pela marca e não é segredo nenhum que com sua configuração, o SUV conseguirá passar com facilidade por qualquer terreno. Mas, em um específico, ele é incapaz: a água. Sendo assim, a montadora alemã acaba de anunciar um novo modelo, mas diferente do habitual, o barco Frauscher x Porsche 850 Fantom Air.
O day cruiser foi revelado em junho, mas sem muitos detalhes, e só agora conhecemos suas especificações. Por ser inspirado Macan EV, o barco da Porsche compartilha diversos elementos com o seu primo SUV, começando pela bateria de 100 kWh. Além disso, o motor elétrico síncrono (PSM) é compartilhado usando peças Premium Platform Electric (PPE) da Porsche. Nesta configuração, o barco possui 544 cv de potência, sendo capaz de chegar a 85 km/h.
Em questão a autonomia, há algumas dúvidas. A Porsche afirma que se mantido na velocidade de cruzeiro ideal de 41 km/h, a bateria durará cerca de uma hora ou 45 km. Porém, rodando com o barco em altas e baixas velocidades, a bateria poderá durar cerca de duas ou três horas.
![Frauscher-x-Porsche-850-Fantom-Air-00008-2048×1152 Frauscher-x-Porsche-850-Fantom-Air-00008-2048x1152](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Frauscher-x-Porsche-850-Fantom-Air-00008-2048x1152-1.webp?&w=1024&crop=1)
Apesar de não ser uma autonomia elétrica tão animadora, um dos destaques da barca é o seu carregamento. Ele usa a mesma tecnologia de 800 volts do Macan, permitindo usar um carrregador de 250 kW de corrente CC, o que significa que pode ser carregado de 10 a 30% em menos de 30 minutos. Também é possível utilizar o carregamento CA em uma tomada doméstica comum (mas levará uma eternidade) ou acelerar um pouco o trabalho usando o carregador integrado de 11 kW.
![Frauscher-x-Porsche-850-Fantom-Air-00010-2048×1152 Frauscher-x-Porsche-850-Fantom-Air-00010-2048x1152](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Frauscher-x-Porsche-850-Fantom-Air-00010-2048x1152-1.webp?&w=1024&crop=1)
A embarcação tem uma inspiração além do elétrico da Porsche, afinal de contas, ele é um barco. O 858 Fantom Air da Frauscher é usado como base para o novo barco, desde o estilo externo, até outros recursos como o espaço da cabine para nove passageiros, plataforma de natação e áreas para banho de sol.
![Frauscher-x-Porsche-850-Fantom-Air-00012-2048×1152 Frauscher-x-Porsche-850-Fantom-Air-00012-2048x1152](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Frauscher-x-Porsche-850-Fantom-Air-00012-2048x1152-1.webp?&w=1024&crop=1)
Porém, há algumas outras inspirações no Macan. A Porsche deixou sua marca no design interno, fornecendo um volante de carro (mas estofado em material sintético que imita couro para resistir à água salgada), bancos esportivos e um painel redesenhado com cinco mostradores analógicos. Há também uma característica clássica da maca alemã: o botão de ignição à esquerda do volante.
![Frauscher-x-Porsche-850-Fantom-Air-00013-2048×1152 Frauscher-x-Porsche-850-Fantom-Air-00013-2048x1152](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Frauscher-x-Porsche-850-Fantom-Air-00013-2048x1152-1.webp?&w=1024&crop=1)
O 850 Phantom Air da Porsche e da Frauscher será limitado em apenas 25 unidades para essa primeira edição. Os valores giram em torno £ 561.700, cerca de R$ 3,5 milhões na conversão atual, e as entregas só começarão em 2024. Quem quiser conhecê-lo, pode aproveitar o test drive oferecido pelas empresas no Lago de Garda, o maior da Itália.