A nova aposta da Porsche, enfim, chegou. É com o Macan que a empresa pretende alavancar suas vendas a níveis inimagináveis para a própria marca há alguns anos.
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Com 4,69 metros de comprimento, 1,92 metro de largura e 1,62 metro de altura, o Macan é 14,6 centímetros mais curto, 1,6 centímetro mais estreito e 8,2 centímetro mais baixo que o Cayenne, o pioneiro da linha de SUVs de Stuttgart. No entanto, frente ao Audi Q5 – modelo com o qual ele compartilha plataforma -, o lançamento da Porsche é 7 milímetros mais comprio, 2,4 centímetros mais largo e 3 milímetros mais baixo.
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O design reforça a semelhança com o Cayenne, embora tenha traços dos últimos modelos da marca. Os faróis lembram os dos novos Boxster e Panamera e as entradas de ar no para-choque frontal ressaltam a esportividade característica dos carros da marca. A traseira se diferencia do Cayenne pelas lanternas mais horizontais, que ocupam parte da tampa do porta-malas, e pelo local da placa no para-choque em vez da própria tampa.
O Macan chega ao mercado com três opções de motorização. O Macan S tem um motor 3.0 V6 biturbo com 340 cv, acoplado a uma transmissão automática de dupla embreagem. Segundo a fabricante, ele precisa de 5,2 segundos para ir de 0 a 100 km/h – tempo este que cai para 5,2 segundos se o veículo estiver equipado com o pacote opcional Sport Chrono. Sua velocidade máxima é de 254 km/h e o consumo de combustível médio chega a 11,1 km/l, com até 212 gramas de CO2 emitidas por quilômetro rodado.
Já o Macan S Diesel tem um 3.0 V6 biturbo com 258 cv, suficientes para acelerar de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos (6,1 segundos com o pacote Sport Chrono) e chegar aos 230 km/h. Nesta opção, o SUV chega aos 15,3 km/l, emitindo até 164 gramas de CO2 a cada quilômetro. O último degrau da linha é o Macan Turbo, equipado com um motor 3.6 V6 biturbo de 400 cv. São necessários apenas 4,8 segundos para ir de 0 a 100 km/h (4,6 segundo com o Sport Chrono), chegando aos 266 km/h. Com até 10,8 km/l, esta versão emite até 216 gramas de CO2 por quilômetro rodado.
Tanto o Macan S quanto o S Diesel têm rodas aro 18, calçadas com pneus 235/60 R18 na frente e 255/55 R18 atrás. Já o Macan Turbo conta com rodas aro 19, envolvidas por pneus 235/55 R19 e 255/50 R19. Se o cliente quiser, a marca oferece um vasto catálogo de rodas que vão até um conjunto de 21 polegadas. Futuramente, serão lançadas uma nova versão de entrada, com um motor 2.0 turbo de 280 cv, e uma configuração 2.0 turbo a diesel. Estas duas opções representarão a volta dos motores com quatro cilindros na linha Porsche, ausentes desde o fim do 968 em 1995.
O Macan chega às concessionárias alemãs a partir de abril. As versões S e S Diesel serão oferecias por 57.930 euros, enquanto a Turbo custará 79.826 euros.