Um dos grandes charmes de carros de luxo mais antigos é o conforto atemporal. É improvável que, com o passar dos anos, um banco de couro com ótima ergonomia deixe de ser bom, assim como um ajuste eficiente de suspensão, por exemplo.
A questão da central multimídia, entretanto, incomoda muita gente, que sente falta de simplificar a vida com o Waze ou Spotify à mão, direto na tela, e não quer recorrer a produtos extraoficiais. Por isso, a Porsche acaba de lançar uma central compatível com o que há de mais moderno no mercado, ao mesmo tempo que é feita sob medida para carros antigos.
O acessório original é compatível com a sexta geração do Porsche 911, a 997, fabricada entre 2005 e 2008. Também são atendidos os Boxster e Cayman (987) dos mesmos anos, além da primeira geração do Cayenne, de 2003 a 2008, que ganhou um produto à parte substituindo o tocador de CDs.
As telas de 7’’ trazem o que se espera de um produto novo: Android Auto e Apple Carplay (ambos com fio) e uma boa qualidade de imagem. Também há um GPS próprio da Porsche, além de incremento do computador de bordo, que ganha mais funções. Outra possibilidade é a criação de perfis de diferentes motoristas, cada um com seus ajustes de ar-condicionado, luzes e limpadores de para-brisa pré-gravados.
Além de ser um produto oficial, uma vantagem do retrofit oferecido pela Porsche é o design: a marca se preocupou em criar molduras e botões alinhados à identidade visual do passado, de forma que a central casasse com naturalidade nos diferentes painéis. “Há uma grande demanda por conectar nossos clássicos atemporais às redes modernas”, disse Ulrike Lutz, diretor da Porsche Classic. “Recebemos vários pedidos de donos de gerações anteriores do 911”.
As centrais multimídias da Porsche já estão à venda pela internet. Na Europa, custam 1.520 euros.