Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Porsche 911 off-road? Ele existe, foi lançado oficialmente e surpreende

911 Dakar oferece pneus de uso misto, rack de teto, para-lamas alargados e é mais alto que muito SUV. É limitado a 2.500 unidades e pode chegar no Brasil

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 nov 2022, 18h42
2023-porsche-911-dakar (7)
 (Divulgação/Porsche)
Continua após publicidade

Um dos carros esportivos mais famosos do mundo, equipado com pneus off-road, luzes de direção extras e um grande rack de teto. Estamos falando de um Porsche 911 off-road, mas não em versão versão especial criada por uma preparadora independente. É um lançamento oficial e ele tem nome e sobrenome: o novo Porsche 911 Dakar.

Visualmente, o novo 911 Dakar, apresentado no Salão de Los Angeles, ganha spoiler traseiro fixo, ganchos de reboque em alumínio forjado vermelho e arcos exagerados nos para-lamas, além de vários elementos da carroceria em aço inoxidável. No teto, há um rack para carregar até 42 kg de equipamento e suporte para a instalação de faróis auxiliares.

2023-porsche-911-dakar (7)
(Divulgação/Porsche)

Entretanto, o 911 Dakar não é o primeiro Porsche off-road oficial a existir. Na verdade, o novo modelo é inspirado no 911 que venceu o prestigiado Rally Dakar em 1984, comandado pelo piloto francês René Metge.

2023-porsche-911-dakar (7)
(Divulgação/Porsche)

O lançamento pode ser pintado com pintura em dois tons com os mesmos grafismos do modelo de 1984, basta contratar um pacote opcional chamado Rallye Design Package. Segundo a fabricante, é a primeira vez que um modelo de série é oferecido em combinação bicolor e adereços decorativos assim — entre eles, um número entre 0 e 999 que vai na lateral de cada unidade.

Continua após a publicidade
2023-porsche-911-dakar (13)
(Divulgação/Porsche)

Outro destaque do 911 Dakar é sua altura: 5 cm mais alto que o 911 Carrera com suspensão esportiva, podendo o off-road aumentar seu vão livre em mais 3 cm graças ao sistema de suspensão ativo. A Porsche programou o sistema para abaixar o carro automaticamente quando ultrapassa os 170 km/h.

O 911 Dakar é equipado com o já conhecido motor 3.0 biturbo, que gera 480 cv e 58,1 kgfm. Apesar de ser calçado com pneus todo-terreno Pirelli Scorpion, o esportivo faz de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e tem velocidade máxima limitada 240 km/h. Os pneus Pirelli PZero também são opcionais.

2023-porsche-911-dakar (6)
(Divulgação/Porsche)

O motor funciona junto ao já conhecido câmbio automático PDK de 8 velocidades. O carro ainda conta com eixo traseiro esterçável, barra de estabilização antirrolagem e dois novos modos de condução: Rally e Offroad. Também há controle de largada próprio para terrenos do fora-de-estrada.

2023-porsche-911-dakar (2)
(Divulgação/Porsche)

Por dentro, o 911 Dakar oferece os mesmos detalhes do 911 ao qual estamos acostumados, configurado com direito a bancos esportivos do tipo concha e ausência da segunda fileira de assentos.

2023-porsche-911-dakar (3)
(Divulgação/Porsche)

Apesar de ser modificado, o modelo pesa apenas 1.605 kg — 10 kg a mais que o Porsche 911 Carrera 4. O preço sugerido é de €220.020 (R$ 1,2 milhão, na conversão direta) e será uma série especial limitada a 2.500 unidades. Alguns exemplares podem chegar ao Brasil, mas ainda sem preço definido, entretanto.

2023-porsche-911-dakar (10)
O 911 Dakar também pode receber pintura de uma única cor (Divulgação/Porsche)

Os donos do futuro carro ainda poderão equipá-lo com cintos de segurança de seis pontos e comprar um relógio exclusivo da série, limitado a 911 unidades.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.