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Porsche Cayenne GTS 2025 reforça V8 e está mais potente do que nunca

Com carrocerias SUV e cupê, a versão intermediária ganhou 40 cv e é a que melhor combina esportividade e praticidade

Por Lucas Parente
Atualizado em 25 abr 2024, 11h42 - Publicado em 25 abr 2024, 10h00
Porsche Cayenne GTS
Porsche Cayenne GTS  (Divulgação/Porsche)
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Já se passou quase um ano desde que a Porsche revelou o novo Cayenne, porém, uma variante crucial ainda não havia sido apresentada pela alemã: a GTS. A espera acabou e o modelo chega agora nas carrocerias SUV e cupê, com novos ajustes de suspensão, design mais esportivo e motor V8 biturbo atualizado.

Embora o modelo não seja tão potente como o Turbo S E-Hybrid ou tão focado nas pistas como o Turbo GT, o GTS (Gran Turismo Sport) ocupa uma posição intermediária tida como ideal por muitos entusiastas, já que ele combina boa dose de esportividade a uma praticidade de versão civil.

Porsche Cayenne GTS 2025 reforça V8 e está mais potente do que nunca
(Divulgação/Porsche)

O destaque do Cayenne GTS é o motor V8 4.0 biturbo, que foi amplamente atualizado em relação ao modelo anterior. Agora, o SUV gera 493 cv e 67,3 kgfm, um aumento de 40 cv e 4 kgfm de torque.

O V8 é combinado exclusivamente a uma transmissão automática de oito marchas, que envia a potência para as quatro rodas através do sistema Porsche Traction Management (PTM). Semelhante ao usado na versão Turbo GT, o sistema tem um circuito de refrigeração separado, o que aumenta sua resistência durante uma condução mais severa, como em pistas.

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O aumento de potência altera de forma ligeira o desempenho do novo Cayenne, que agora pode ir de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e atingir uma velocidade máxima de 275 km/h, segundo a Porsche.

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(Divulgação/Porsche)

Além das atualizações no motor, a suspensão pneumática padrão de duas câmaras com amortecedores adaptativos possui uma configuração específica para o GTS, ficando 10 mm mais baixa em comparação as versões regulares.

A direção também é melhorada através dos mesmos rolamentos de pivô usados no Turbo GT. O sistema de estabilização ativa de rolamento (Porsche Dynamic Chassis Control) é opcional, mas o Porsche Torque Vectoring Plus, de vetorização de torque, está incluso como padrão.

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Obviamente, o GTS herda todos os elementos redesenhados no restante da linha atualizada do Cayenne, mas também incorpora toques sutis – mas distintos – para um visual mais esportivo. Os para-choques são exclusivos, mas remetem aos do Cayenne Turbo GT. Há também faróis e lanternas escurecidos, além de emblemas GTS nas portas e na porta traseira, e acabamento em bronze escuro nas ponteiras de escape.

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A pegada esportiva é reforçada pelos detalhes em preto brilhante do Pacote Sport Design, que é de série de série, e substitui os acabamentos na cor da carrocerias das versões anteriores do GTS.

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(Divulgação/Porsche)

Por fim, mas não menos importante, um novo conjunto de rodas de liga leve RS Spyder Design de 21 polegadas com acabamento em antracite e pinças de freio vermelhas completam o visual do Cayenne GTS. Como diferencial, o Cayenne GTS Coupé tem um aerofólio integrado que se ergue eletronicamente. Além disso, há disponível três pacotes que podem reduzir o peso do carro em até 25 kg, com foco no desempenho.

A cabine manteve o acabamento combinando couro e costuras em vermelho. Como nos interiores dos novos Cayenne, o GTS apresenta um quadro de instrumentos digital curvado, nova tela central e um display opcional para o passageiro, mas, para o Brasil não é possível utilizá-lo. Há ainda um sistema de som Bose Surround como padrão.

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(Divulgação/Porsche)

O Porsche Cayenne GTS 2025 estará disponível em breve para encomenda no exterior, mas chegará às concessionárias só mais tarde. A Porsche ainda não anunciou o modelo ao Brasil, mas é possível que ele chegue por aqui em 2025.

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