Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Empresa americana cria releitura futurista do primeiro Porsche 911 Turbo

Criado pela Singer, a releitura do 930 melhora seu visual e traz equipamentos modernos para o clássico de 1980

Por João Vitor Ferreira
10 fev 2022, 21h21

A Singer, empresa americana especializada em modificar e modernizar os Porsche 911 clássicos, apresentou sua mais nova modificação – e talvez uma das mais difíceis. Os mecânicos da empresa fundada pelo ex-vocalista da banda inglesa Catherine Wheel, Rob Dickinson, decidiram lapidar um Porsche 930 de 1980 – também conhecido como 911 Turbo – que não é lá um galã entre os esportivos clássicos.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Quem chefiou o “Turbo study”, como ficou chamado o projeto, foi o próprio Dickinson – que também é primo por parte de pai do Bruce Dickinson, do Iron Maiden. Segundo o roqueiro, para melhorar a aparência do primeiro modelo com motor turbo da Porsche, praticamente todas as peças do seu exterior foram alteradas, exceto as portas.

Embora esteja nitidamente diferente, podemos ver que ele preserva as principais características do 911 de 1980. Tem um detalhe importante: o seu chassi, na verdade, pertence ao Porsche 964, modelo que substituiu o 930 em 1989 e é considerado o último 911 clássico.

Porsche 930 Singer traseira
(Singer/Divulgação)

A Singer teve um cuidado especial com uma das principais características do 930: a asa traseira. A empresa criou um design próprio, mais parecido com os aerofólios que equipavam os primeiros 911 Turbo da década de 70, que não tinham uma caixa em sua base para abrigar o intercooler.

Continua após a publicidade
Porsche 930 Singer
(Siger/Divulgação)

Na versão da Singer, o 930 ganhou um par de intercoolers — mas estes agora estão escondidos, dispensando a antiga caixa — retirados do Porsche 992, a versão mais recente do 911. Todo o ar é puxado pela abertura na frente das rodas traseiras, outra característica marcante do esportivo, mas agora com visual modernizado. 

Continua após a publicidade
Porsche 930 Singer lateral
(Singer/Divulgação)

Quanto ao motor, o escolhido para essa releitura foi o Mezger flat-six 3.8 refrigerado a ar, um motor moderno e de competição e que originalmente é refrigerado a água. A Singer converteu ele para a refrigeração a ar, como na época que o esportivo foi lançado. Junto com um turbo original, o 930 da Singer pode ultrapassar os 450 cv, segundo a empresa. A potência até pode ser aumentada por demanda dos compradores.

Porsche 930 Singer interior painel
(Singer/Divulgação)

O câmbio é sempre manual de seis marchas e há opção de tração traseira ou integral. Já na suspensão, a Singer alega que ela foi ajustada para tornar o 930 em um “ótimo GT de alta velocidade”, em vez de focar na aderência.

A Singer não deixou a desejar no quesito conforto e equipou o “Turbo study” com o que há de mais moderno. Madeira, cortiça e granito são os materiais usados no acabamento luxuoso. Já na parte de equipamentos, o 930 pode vir com bancos aquecidos e com ajuste elétrico, controle de cruzeiro, freios ABS, direção hidráulica e controle de tração. 

Porsche 930
O modelo original de 1980 tinha 330 cv e fazia de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos (Marco de Bari)

Até agora, 70 pessoas já encomendaram o seu 930 retro-futurista. A empresa só não informa publicamente o preço, mas é possível estimar que o carro vale cerca de U$ 1 milhão (ou R$ 5,24 milhões em cotação atual), tendo por base o preço de outras modificações da Singer.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.