Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Empresa americana cria releitura futurista do primeiro Porsche 911 Turbo

Criado pela Singer, a releitura do 930 melhora seu visual e traz equipamentos modernos para o clássico de 1980

Por João Vitor Ferreira 10 fev 2022, 21h21

A Singer, empresa americana especializada em modificar e modernizar os Porsche 911 clássicos, apresentou sua mais nova modificação – e talvez uma das mais difíceis. Os mecânicos da empresa fundada pelo ex-vocalista da banda inglesa Catherine Wheel, Rob Dickinson, decidiram lapidar um Porsche 930 de 1980 – também conhecido como 911 Turbo – que não é lá um galã entre os esportivos clássicos.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Quem chefiou o “Turbo study”, como ficou chamado o projeto, foi o próprio Dickinson – que também é primo por parte de pai do Bruce Dickinson, do Iron Maiden. Segundo o roqueiro, para melhorar a aparência do primeiro modelo com motor turbo da Porsche, praticamente todas as peças do seu exterior foram alteradas, exceto as portas.

Embora esteja nitidamente diferente, podemos ver que ele preserva as principais características do 911 de 1980. Tem um detalhe importante: o seu chassi, na verdade, pertence ao Porsche 964, modelo que substituiu o 930 em 1989 e é considerado o último 911 clássico.

Porsche 930 Singer traseira
Singer/Divulgação

A Singer teve um cuidado especial com uma das principais características do 930: a asa traseira. A empresa criou um design próprio, mais parecido com os aerofólios que equipavam os primeiros 911 Turbo da década de 70, que não tinham uma caixa em sua base para abrigar o intercooler.

Porsche 930 Singer
Siger/Divulgação
Continua após a publicidade

Na versão da Singer, o 930 ganhou um par de intercoolers — mas estes agora estão escondidos, dispensando a antiga caixa — retirados do Porsche 992, a versão mais recente do 911. Todo o ar é puxado pela abertura na frente das rodas traseiras, outra característica marcante do esportivo, mas agora com visual modernizado. 

Porsche 930 Singer lateral
Singer/Divulgação

Quanto ao motor, o escolhido para essa releitura foi o Mezger flat-six 3.8 refrigerado a ar, um motor moderno e de competição e que originalmente é refrigerado a água. A Singer converteu ele para a refrigeração a ar, como na época que o esportivo foi lançado. Junto com um turbo original, o 930 da Singer pode ultrapassar os 450 cv, segundo a empresa. A potência até pode ser aumentada por demanda dos compradores.

Porsche 930 Singer interior painel
Singer/Divulgação

O câmbio é sempre manual de seis marchas e há opção de tração traseira ou integral. Já na suspensão, a Singer alega que ela foi ajustada para tornar o 930 em um “ótimo GT de alta velocidade”, em vez de focar na aderência.

A Singer não deixou a desejar no quesito conforto e equipou o “Turbo study” com o que há de mais moderno. Madeira, cortiça e granito são os materiais usados no acabamento luxuoso. Já na parte de equipamentos, o 930 pode vir com bancos aquecidos e com ajuste elétrico, controle de cruzeiro, freios ABS, direção hidráulica e controle de tração. 

Porsche 930
O modelo original de 1980 tinha 330 cv e fazia de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos Marco de Bari

Até agora, 70 pessoas já encomendaram o seu 930 retro-futurista. A empresa só não informa publicamente o preço, mas é possível estimar que o carro vale cerca de U$ 1 milhão (ou R$ 5,24 milhões em cotação atual), tendo por base o preço de outras modificações da Singer.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Arte/Quatro Rodas

 

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês