Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Porsche 911 Sonderwunsch tem pintura ‘camaleão’ mais cara que Compass 4xe

Sonderwunsch é o programa de customização exclusiva para clientes selecionados da Porsche e traz seu primeiro modelo para o Brasil

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 25 out 2022, 13h06 - Publicado em 24 out 2022, 19h34

“No começo, eu olhei ao meu redor e não consegui encontrar o carro com o qual eu sonhava. Então eu decidi construí-lo eu mesmo”. Foi com essa frase que Ferdinand Porsche deu o pontapé inicial para a criação da sua marca. Agora em 2022 a Porsche continua seguindo os ideais se seu fundador e apresenta o que há de mais exclusivo em termos de customização de fábrica.

O nome é difícil: Sonderwunsch, que em uma simples tradução feita no google significa “pedido especial”. Logo, o nome acaba sendo auto explicativo, afinal, esse é o programa de customização mais exclusivo oferecido pela Exclusive Manufaktur, empresa criada pela Porsche para realizar esse tipo de projeto. Aliás, a marca afirma também ser o mais exclusivo do mundo.

com panoPorsche Sonderwunsch
A tinta Chromaflair é o item mais especial do 911 Sonderwunsch e está disponível em 6 tonalidades diferentes e a pintura é feita de forma 100% manual em um fornecedor externo (Divulgação/Porsche)

Com o Sonderwunsch, quem idealiza o projeto é o próprio dono, junto com a equipe especializada da matriz alemã. É isso mesmo que você está pensando: para ter um Porsche nesse nível de especificação, o cliente deve viajar até Stuttgart, na Alemanha.

Continua após a publicidade
Porsche Sonderwunsch lateral
(Divulgação/Porsche)

Esse é um dos fatores que tornam os modelos Sonderwunsch especiais e difíceis de serem disponibilizados no Brasil, já que seria necessário levar o carro até a fábrica na Alemanha e depois reimportá-lo de volta — no caso dos modelos mais antigos e clássicos. Somando o tempo de preparo da customização mais a viagem de ida e volta, a criação de Sonderwunsch para o Brasil pode levar mais de um ano.

É o caso do 911 Turbo S que a empresa apresentou hoje (24), o primeiro modelo do programa para o Brasil. Seu projeto traz como principal personalização a pintura com tinta Chromaflair. Nesse Porsche 911 ela se apresenta em um tom de cinza, mas dependendo do ângulo que olhamos, a tonalidade muda passando para um roxo/rosa mais claro e indo até tons de verde acinzentado. Ao todo, ela é capaz de variar entre três e quatro colorações diferentes.

Continua após a publicidade
Porsche Sonderwunsch traseira
(Divulgação/Porsche)

O interessante dessa tinta ‘camaleônica’ é que a transição entre as tonalidades é suave. O carro não perde sua cor original, apenas traz uma sutil mudança de tonalidade, o que torna o efeito visualmente mais bonito do que outras tintas desse tipo que existem no mercado.

Segundo a marca, a Chromaflair usa pigmentos com grãos multicamadas – que são os responsáveis pela troca de cor – de até 1 micrômetro, 50 vezes menor que um fio de cabelo. Sua exclusividade é tamanha que a Porsche é a única montadora que oferece esse tipo de pintura e, em média, apenas 12 modelos saem da fábrica da Porsche, na Alemanha, com essa tinta anualmente. Além da coloração mostrada, outras 6 tonalidades de Chromaflair estão disponíveis.

Porsche Sonderwunsch efeito pintura
A pintura Chromaflair pode variar entre três e quatro tonalidades, dependendo incidência da luz, e custou cerca de R$ 400.000 (João Vitor Ferreira/Quatro Rodas)

Outros detalhes exclusivos são as rodas na cor Light Gold, que assim como todos os itens disponíveis pelo programa Sonderwunsch, você não encontrará nos configuradores da Porsche em nenhuma parte do mundo. O modelo também exibe uma combinação de cores única para os bancos.

Este 911 Turbo S também recebeu detalhes que reforçam o programa Sonderwunsch. O principal deles é o selo que aparece na janela traseira, que é comum em todos os modelos do programa. Mas ele ganhou a companhia do emblema gravado em alto relevo no descanso de braço central da cabine e na projeção luminosa da porta, que aparece quando a abrimos.

Porsche Sonderwunsch interior
Por dentro, os bancos tem uma configuração de cores única (Divulgação/Porsche)

Esse é o primeiro nível de customização que está sob o ‘guarda-chuva’ Sonderwunch e é chamado de Factory Comission – CCX. Sozinho, essa categoria é responsável por cerca de 600 pedidos todos os anos.

Continua após a publicidade

Há ainda o Factory Re-Comission, que oferece as mesmas opções de customização, mas para modelos já fabricados e também os clássicos da Porsche. A marca estima uma média de aproximadamente oito projetos nesses moldes anualmente.

Porsche Sonderwunsch rodas
Rodas em Light Gold também são exclusivas do programa Sonderwunsch (Divulgação/Porsche)

No caso dos modelos em produção (CCX), além das rodas, bancos e pintura que vimos no 911, o cliente também pode pedir customização especial do acabamento dos bagageiros, bem como a criação de decalques exclusivos.

O mais alto nível oferecido é o Factory One-off, reservado para ideias e projetos que precisam de maior dedicação e até construção de novos equipamentos. O exemplo que nos foi apresentado veio de um cliente italiano, que queria reproduzir o 956 ‘New Man’ com seu 911 992.

Continua após a publicidade
Sonderwunsch transformou 992 em 956
Esse trabalho representa o nível máximo do Sonderwunsch, onde a fábrica se inspirou no 956 ‘New Man’ (a esquerda) para customizar o 992 de um cliente (a direita) criando até um aerofólio especial para o projeto (Divulgação/Porsche)

Para isso, a fábrica construiu um aerofólio traseiro exclusivo com sideblades de carbono, além de trazer uma pintura feita a mão nas cores do modelo original, placa customizada com a assinatura do cliente e rodas traseiras e dianteiras em cores diferentes.

Porsche Sonderwunsch projeção
(Divulgação/Porsche)

O que todos os clientes Sonderwunsch ganham em comum é uma giftbox, que acompanha um par de luvas da Exclusive Manufaktur, amostras dos materiais utilizados no projeto e um certificado com a relação de todos os itens exclusivos incluídos na configuração.

Continua após a publicidade
Porsche Sonderwunsch soleira
(Divulgação/Porsche)

Claro que um projeto especial desses não custa barato. Nem mesmo a Porsche conseguiu precificar o 911 que nos foi apresentado ainda. Mas para ter uma noção, somente a pintura Chromaflair custou o equivalente a R$ 400.000, mais que os R$ 359.900 pedidos por um Jeep Compass 4xe.

Somando os esse valor ao preço de 911 Turbo S zero, facilmente temos um projeto na casa dos R$ 2 milhões, fora os demais itens customizados. É, de fato, para poucos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.