Porsche 911 GT3 Touring com câmbio manual está proibido na Califórnia
O modelo não foi aprovado nos testes de emissões sonoras, mas procedimentos antiquados geraram polêmica

A Porsche revelou o novo 911 GT3 Touring, uma versão mais confortável para o dia a dia em relação ao GT3 “convencional”. A notícia deixou os amantes do esportivo animados, mas uma observação ao final do anúncio quebrou essa expectativa, ao menos para os mais puristas que moram na Califórnia, nos Estados Unidos.
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De acordo com marca, a única transmissão disponível para os consumidores californianos será a automática PDK de sete velocidades. A sedutora transmissão manual de seis velocidades não estará disponível por um motivo curioso.

O impedimento acontece pelo barulho excessivo causado pela versão manual do 911 GT3 Touring. Quando equipado com a transmissão automática o esportivo passa sem problemas pelo teste de emissão de ruídos do local. Na versão manual, o modelo falha na prova.
Com os resultados, o procedimento utilizado pelo estado começou a ser questionado e tem gerado polêmica.

Qual o modelo de teste atual?
O Código de Regulação da Califórnia diz que veículos de rua precisam passar por um teste sonoro realizado pela Sociedade de Engenheiros Automotivos, mais especificamente o SAE J1470, chamado “Measurement of Noise Emitted by Accelerating Highway Vehicles”. Em tradução livre para português, medição de ruídos sonoros emitidos pela aceleração de veículos de rua.
No teste, o veículo deve acelerar próximo a um microfone, que registra, em decibéis, o barulho emitido. A metodologia muda conforme o modelo, considerando tamanho, potência e outras variáveis. Porém, em termos gerais, envolve uma aceleração total começando aos 50 km/h até o motor atingir o pico de rotação. No caso do 911 GT3 Touring, o teste é feito em terceira marcha.

E onde mora o problema?
A polêmica acontece porque os veículos automáticos não são testados com 100% da aceleração. De acordo com as regras do teste, a aceleração precisa ser máxima, sem utilizar o kickdown. O kickdown é um artifício presente em carros automáticos que permite que o motorista, pressionando o pedal do acelerador a fundo, obtenha a aceleração máxima do modelo. Além disso, o sistema engata imediatamente uma marcha inferior.
Ou seja, por um lado o teste não permite que o esportivo passe da terceira marcha e, por outro, não permite que o motorista pise fundo, sob o risco de ativar o kickdown. Isso gerou o resultado observado. O modelo da Porsche, em sua versão automática, passou pelo teste, já que não estava em sua aceleração máxima, e a versão manual, levada ao limite, foi reprovada.

Para a Porsche, o SAE J1470 não é o método mais moderno para realizar essa medição. O procedimento foi publicado pela primeira vez em 1984, ou seja, é totalmente ultrapassado em relação às transmissões e tecnologias atuais.
A Sociedade dos Engenheiros Automotivos organizou um novo documento, atualizado em março de 2020, chamado de SAE J2805. O novo procedimento vai além do critério da aceleração máxima e se baseia “na operação do veículo no tráfego real”.

Mas se há um protocolo de teste atualizado, que dá conta dos carros mais novos, porque o modelo da Porsche foi reprovado no teste? Porque os testes de ruídos sonoros de veículos na Califórnia são realizados com base no código de regulamento do estado, que explicita que o procedimento oficial é o antigo SAE J1470.
Enquanto a empresa alemã fabricou o modelo, tanto o automático como o manual, para passar no teste mais recente, a lei desse estado específico se pauta em um procedimento mais antigo, que reprova a versão manual do GT3 Touring.
Por isso, a Porsche está impedida de vender o modelo manual capaz de entregar 509 cv, mesmo ele tendo o mesmo motor, mesmo sistema de escapamento e, portanto, mesma emissão sonora da versão com transmissão automática. Ainda assim, não há previsão de que o estado reveja a metodologia utilizada ou trate o caso do 911 como uma exceção.

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