A Volkswagen resolveu sair do silêncio e anunciar as mudanças em sua gama de produtos devido às novas regras do Proconve L7. A nova regulamentação do Conama, em vigor desde 1° de janeiro, estipula novos limites de ruídos e emissões (de poluentes e evaporativas) para todos os automóveis.
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De acordo com a Volkswagen, foi necessário reduzir as emissões em pelo menos 38% para compostos orgânicos voláteis e óxidos de nitrogênio, em 23% para monóxido de carbono e em 25% para aldeídos em relação à fase anterior, o PL6.
É consenso na indústria que o PL7 teve mais impacto no mercado do que a obrigatoriedade de airbags e freios ABS a partir de 2014. A VW diz ter lançado mão de atualizações de softwares de motor, transmissão e ar-condicionado, adoção de pneus com compostos de baixa resistência ao rolamento e alterações do sistema de combustível, sistema de escapamento e catalisadores para se enquadrar às novas regras. Também entram na conta o uso de tanque de combustível multicamadas, redesenho de componentes do motor e introdução de peças para melhoria da aerodinâmica e de start-stop em alguns modelos.
Com isso, a Volks promoveu uma grande mudança em sua gama de produtos e ratificou o fim do motor MPI 1.6 8V EA111. Com isso, Gol e Voyage continuam em produção, mas apenas com o motor 1.0 MPI de até 84 cv de potência e 10,4 kgfm de torque, e câmbio manual de cinco velocidades. O motor, inclusive, tem nova calibração dos seus sistemas de gerenciamento.
A Volkswagen também tirou de linha as versões com o motor MSI 1.6 16V EA211 de 120 cv, mais moderno. Esse motor equipava as versões com câmbio automático de Gol e Voyage, que tinham vendas inexpressivas.
Mais sensível é o fim da oferta do motor MSI 1.6 16V EA211 (mas com 117 cv) para Polo e Voyage. Agora, tanto o hatch quanto o sedã passam a ser vendidos apenas nas versões com motores 1.0 MPI, 200 TSI (Comfortline e Highline) e 250 TSI (GTS).
Na prática, só a VW Saveiro continuará à venda com o motor 1.6 16V, que teve sua potência reduzida de 120 para 116 cv. Em nota, a Volkswagen esclarece que a picape compacta será oferecida com duas opções de carroceria (simples e dupla) e já está chegando às concessionárias com o motor EA211 em todas as versões. O anúncio será feito mais tarde, visto que no site da fabricante consta apenas a Saveiro Cross 2021/2022.
As alterações para Nivus e T-Cross já haviam sido anunciadas, com a adoção de start-stop em todas as versões dos dois modelos. No caso do Taos, o motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm tem novas calibrações do sistema de gerenciamento de motor, assim como o motor 2.0 TSI (que passou dos 230 para 231 cv) do Jetta GLI e o motor V6 3.0 turbodiesel da Amarok (257 cv, 1 cv a menos).