Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Picape Maverick será menor que uma Ford Ranger e terá motor 2.0 do Fusion

Picape média inédita terá carroceria monobloco como a Fiat Toro e será lançada em 2021

Por Henrique Rodriguez 23 set 2020, 13h16
Maverick Chat/Reprodução

A Ford estudou bastante o mercado norte-americano antes de relançar a Ranger por lá, em 2018, após hiato de 7 anos. É que em um país onde a gigante F-150 é o veículo mais vendido, a Ranger – que por aqui é uma das maiores picapes médias – é considerada uma picape pequena. A inédita Ford Maverick será ainda menor que ela.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine por apenas R$ 8.90

Isso fica bem claro nos flagras publicados no fórum Maverick Chat. A Maverick é uma picape visivelmente mais baixa e até mais urbana que a Ranger.

Além da menor distância livre do solo, suas caixas de roda são menores, o que implicaria em menor curso da suspensão. O comprimento total e o tamanho da cabine das duas, porém, são semelhantes.

Maverick Chat/Reprodução

Na prática, a Ford Maverick estará mais próxima de uma Fiat Toro do que de uma picape média convencional. Isso porque ela também terá carroceria monobloco (e não uma cabine independente da caçamba com ambas montadas sobre um chassi de longarinas).

Maverick Chat/Reprodução

Tal solução reduz peso, melhora a dinâmica de condução em ambiente urbano, o consumo e também otimiza o custo de produção.

Continua após a publicidade

Maverick Chat/Reprodução

Sua plataforma será a mesma da nova geração do Focus, que também foi emprestada aos SUVs Escape e Bronco Sport. Mas será fabricada no México, ao contrário dos outros dois, fabricados nos Estados Unidos. Isso poderia facilitar seu lançamento no Brasil se, hoje, o dólar não fosse a maior barreira.

Leandro Alvares/Overboost/Reprodução

A Ford nem mesmo confirma o nome, ainda que tenha aparecido em vazamento da tampa da caçamba. A fabricante apenas diz que terá uma estreia importante em 2021 em uma categoria que onde não participa.

Leandro Alvares/Overboost/Reprodução

Os rumores veiculados pela imprensa norte-americana apontam que a picape herdará até mesmo os motores do Bronco Sport. Em outras palavras, terá 1.5 turbo de três cilindros nas versões de entrada, com 184 cv e 26,3 kgfm de torque, e o quatro cilindros 2.0 turbo de 248 cv e 38 kgfm (conhecido do extinto Fusion) nas mais caras. O câmbio seria o automático de oito marchas.

Maverick Chat/Reprodução

Não há informações sobre uma versão diesel – que existe na Fiat Toro brasileira – mas o uso do 2.0 EcoBlue do Focus europeu pode ser uma opção. Mas o flagra revela suspensão traseira por eixo de torção, que será padrão pelo manos nas versões com tração dianteira – as 4×4 teriam, obrigatoriamente, sistema multilink na traseira. 

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês