Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Peugeot de corrida terá faróis inspirados no 208 e até 700 cv de potência

Modelo de competição deverá estrear na categoria LMH em 2022; marca francesa retornará ao WEC após mais de uma década

Por Gabriel Aguiar
15 dez 2020, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Peugeot Hypercar WEC
    Faróis remetem às garras do novo Peugeot 208 (Divulgação/Peugeot)

    A Peugeot revelou os primeiros detalhes técnicos do modelo que disputará o LMH – categoria que estreará na WEC (mundial de endurance) ano que vem – em 2022. E o estreante terá um complexo conjunto híbrido para se adequar aos regulamentos da competição.

    Publicidade

    Batizado Hybrid4 500kW, o sistema terá um motor V6 2.9 biturbo de 689 cv central-traseiro que enviará toda a força às rodas traseiras. Mas também haverá um propulsor elétrico com 272 cv na dianteira, que entrará em ação acima dos 120 km/h.

    Publicidade

    Toda a estrutura será fabricada com fibra de carbono, material leve fundamental para reduzir o peso na balança. Só a parte mecânica, que inclui um pacote de baterias com 900V e o câmbio automatizado sequencial com sete marchas, tem 165 kg.

    Publicidade

    Black Friday na Quatro Rodas! Clique aqui e assine por apenas R$ 7,90

    Continua após a publicidade

    De acordo com as normas da competição, o modelo poderá ser recarregado antes de deixar os boxes para iniciar a corrida. Com energia acumulada, o motor a combustão ficará limitado a 408 cv – e, quando acaba a bateria, é liberado totalmente.

    Publicidade
    Peugeot Hypercar WEC
    Modelo estreará nas pistas somente em 2022 (Divulgação/Peugeot)

    Ainda há uma exceção no fim das linhas retas, quando o V6 poderá ganhar até 3% de potência (chegando a 700 cv) e o sistema elétrico passa a funcionas como alternador de 15 kW. Todo gerenciamento será feito automaticamente pelo próprio veículo.

    Peugeot Hypercar WEC
    Categoria LMH terá os protótipos mais rápidos do WEC (Divulgação/Peugeot)

    Também haverá sensores regulamentados capazes de enviar informações do conjunto diretamente às autoridades da FIA, em tempo real, para garantir que a cota máxima de potência estabelecida pelo BOP (Balance Of Performance) será respeitada.

    Publicidade
    Peugeot Hypercar WEC
    Conjunto híbrido poderá chegar aos 700 cv (Divulgação/Peugeot)

    Em breve, a Toyota também mostrará a versão definitiva para competir no LMH. Logo depois, também serão apresentados os modelos das equipes ByKolles Racing e Glickenhaus, que terá o motor a combustão V8 3.2 biturbo fornecido pela Pipo Moteurs.

    Peugeot Hypercar WEC
    Conjunto mecânico pesa apenas 165 kg (Divulgação/Peugeot)

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Capa 739

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.