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Governo de SP cancela cobrança em 12 pedágios free flow por baixa adesão

Governo paulista revisa mapa do sistema de pedágio automático e suspende parte das implantações por baixa popularidade e ajustes contratuais

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 22 out 2025, 10h51 - Publicado em 20 out 2025, 16h53
Free flow - Rio-Santos
 (CCR/Divulgação)
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Polêmica é que o não falta quando se fala de pedágio free flow e sua implantação ficou marcada por evasões e pela aplicação de 1 milhão de multas, o próximo capítulo que envolve as cobranças eletrônicas é o cancelamento de operação de alguns pedágios eletrônicos que iriam operar no estado de São Paulo. 

O governo de São Paulo decidiu recuar em parte do projeto de implantação do pedágio “free flow”, sistema que cobra automaticamente o motorista sem praças físicas de cobrança.

A revisão ocorre menos de dois anos após o início dos primeiros testes. Os primeiros pedágios free flow foram instalados na rodovia Rio-Santos, com concessão da CCR, em três pontos: Paraty (km 538), Mangaratiba (km 447) e Itaguaí (km 414), todos no estado do Rio de Janeiro. Esses pórticos foram construídos em março de 2023. Agora, o governo retirou 12 trechos do planejamento original, incluindo rodovias administradas por concessionárias e outras sob gestão direta do Estado.

Na concessão da Sorocabana, cinco pórticos vão funcionar para a contagem de veículos. Já na rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-55), no litoral norte de São Paulo, dois pórticos que cobrariam tarifas foram desativados. Não devem ser instalados também três pórticos anunciados para a região de Piracicaba.

Free Flow tamoios

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A principal justificativa do governo paulista para a mudança é a necessidade de revisar contratos com as concessionárias, já que o modelo de cobrança eletrônica por trecho depende de ajustes nas concessões e na base de cálculo das tarifas. Houve uma série de protestos na instalação desses doze pórticos em especial e a baixa popularidade da implantação do sistema nesses trechos culminou no cancelamento dos pedágios. O governo reconhece que o modelo ainda precisa de melhorias de comunicação e integração com os sistemas de cobrança.

Uma decisão do governo no dia 16 de setembro, concluiu pela exclusão da cobrança em dois pórticos na área em que a rodovia Raposo Tavares corta bairros populosos. Portanto foram desativado um pórtico na rodovia Celso Charuri e um pórtico na Castelinho, entre a rodovia Dr. Celso Charuri e Sorocaba.

Onde o sistema segue em operação

Por enquanto, o Free Flow permanece ativo apenas na Rio–Santos (SP-055). Ali, o pedágio é cobrado de forma proporcional entre Bertioga e São Sebastião, com tarifas médias de R$ 2,50 a R$ 4,50.

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Free flow - Rio-Santos
Pedágio free flow na rodovia Rio-Santos (CCR/Divulgação)

Outras estradas, como a Rodovia Castello Branco (SP-280) e a Anhanguera (SP-330), continuam com planos de receber o sistema futuramente, mas sem data definida. O governo não descarta retomar os trechos suspensos, caso os estudos econômicos e técnicos sejam ajustados.

O que muda para o motorista?

Com a suspensão parcial, os motoristas não verão novos pontos de pedágio eletrônico nos próximos meses. Quem trafega pela Rio-Santos ainda precisa estar atento, pois os pórticos de free flow estão ativos e será necessário o pagamento via tag ou por meio do site da concessionária em até 30 dias.

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O projeto faz parte da estratégia do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) de modernizar a malha viária paulista. Mesmo com o recuo, o plano é manter o Free Flow como padrão futuro nas novas concessões rodoviárias — algo que, segundo o governo, trará eficiência e mais previsibilidade aos contratos.

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