Para Anfavea, automóveis não flex podem usar gasolina com 27% de etanol sem riscos
Para Anfavea, automóveis não flex podem usar gasolina com 27% de etanol sem riscos
Depois de testes misteriosos, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) revelou na semana passada que os proprietários de carros não flex podem abastecer seus veículos com a nova gasolina comercializada no Brasil – com 27% de etanol – sem trazer riscos ao automóvel.
O “Estudo sobre o aumento do teor de etanol na gasolina para 27%” foi realizado em conjunto por sete montadoras, e os veículos foram testados sob os aspectos de dirigibilidade, partida a frio e a quente, temperatura do catalizador, emissões e consumo de combustível, durabilidade em campo e testes de bancada.
O relatório dos resultados obtidos foi entregue ao governo federal no dia 22 de abril, e aponta que não houve alterações significativas nos veículos testados em comparação aos outros abastecidos com a gasolina anterior (com 25% de etanol). A entidade concluiu que, desde que o combustível comercializado possua as mesmas características daquele enviado pela Petrobras para esses ensaios, não há evidências que impeçam seu uso em automóveis não flex.
Três montadoras (Fiat Chrysler, General Motors/Chevrolet e Toyota) já tinham concluído seus testes até a semana passada, quando a Anfavea apresentou seus resultados. As demais (Ford, Hyundai Caoa, Honda e Volkswagen) devem encerrar suas avaliações até a segunda quinzena de junho.
Para especialistas, a mudança é pequena demais para causar efeitos negativos nos carros mais modernos movidos à gasolina. Entretanto, conforme esse percentual de etanol aumenta, o consumo de combustível dos automóveis também é maior e falhas podem ocorrer, principalmente em modelos mais antigos e sem injeção eletrônica.
A Anfavea, todavia, afirmou que os carros mais antigos já foram objeto de um estudo anterior realizado pelo CENPES/Petrobras, que também aprovou a mistura.
Omoda 5 HEV de teste acelerou sozinho e causou acidente; marca investiga caso
Honda Civic 2024 ainda está nas lojas é vendido com descontos de até R$ 36.000
Geely EX2 é divertido de dirigir, bem equipado e tem preço de Dolphin Mini
QR de novembro: o primeiro teste do Honda WR-V e os vencedores de Os Eleitos 2025
Ford Fusion de primeira geração é usado luxuoso com preço de 1.0 básico







