Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Pagani Huayra Roadster: o conversível mais incrível da história!

Novo modelo consegue ser mais leve e mais rígido que a versão com teto

Por Diego Dias Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 abr 2017, 18h47 - Publicado em 15 fev 2017, 19h04
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Aerodinâmica ativa possui flaps na dianteira e na traseira para direcionar o fluxo de ar
    Aerodinâmica ativa possui flaps na dianteira e na traseira para direcionar o fluxo de ar ()

    Seis anos após o lançamento da versão cupê, o Pagani Huayra finalmente ganha uma carroceria conversível. O longo tempo de desenvolvimento é plenamente justificado: além de toda a exclusividade, o novo Huayra Roadster consegue a façanha de ser mais leve e mais rígido que o irmão mais velho, invertendo a lógica que geralmente acompanha esse tipo de variação.

    Publicidade

    Versões conversíveis costumam precisar de mais reforços estruturais (e mais peso) para equilibrar a perda de rigidez torsional causada pela ausência de teto. Só que a Pagani conseguiu tornar o Huayra Roadster 80 quilos mais leve que o original, totalizando 1.280 kg – um Mercedes-AMG GT C Roadster pesa 1.595 kg!

    Publicidade
    Carroceria é toda de fibra de carbono em azul translúcido
    Carroceria é toda de fibra de carbono em azul translúcido ()
    Motor Mercedes-AMG V12 biturbo tem 764 cv e 102 mkgf
    Motor Mercedes-AMG V12 biturbo tem 764 cv e 102 mkgf (/Pagani)

    Isso foi obtido graças ao emprego de dois novos materiais compostos, o Carbo-Titanium e o Carbo-Triax HP52. Além da redução no peso, eles ainda incrementaram a rigidez torsional em incríveis 52% em relação ao Huayra, digamos, convencional.

    O motor utilizado é feito sob encomenda pela Mercedes-AMG para a Pagani. Trata-se do M158, uma variação do V12 de 6,0 litros biturbo utilizado nos modelos top de linha da AMG. No Huayra Roadster, ele desenvolve 764 cv a 6.200 rpm e 102 mkgf a 2.400 rpm.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Motor V12 biturbo possui cobertura transparente
    Cobertura transparente do motor é outro destaque no visual ()

    A transmissão é automatizada de sete marchas da X-Trac, também desenvolvida para a Pagani, e a tração segue exclusivamente para as rodas traseiras. Para domar tanta força, há um controle de estabilidade e tração com sete programações de condução: Wet, Comfort, Sport, Race e totalmente desligado.

    Interior mantém o estilo característico da Pagani, com certo ar retrô
    Interior mantém o estilo característico da Pagani, com certo ar retrô (Divulgação/Pagani)
    Console central de alumínio deixa o mecanismo de transmissão exposto
    Console central de alumínio deixa o mecanismo de transmissão exposto (Divulgação/Pagani)

    A suspensão mantém o refinamento do Huayra BC, mas ficou 25% mais leve graças a uma liga de alumínio chamada HiFrog, (mais uma vez) desenvolvida especificamente para o Roadster. Junto com o exclusivos pneus Pirelli PZero Corsa feitos sob medida para a Pagani, o resultado é uma capacidade de aceleração lateral em curvas de 1.8 G, o mesmo que o Huayra BC.

    Publicidade

    Mas a tarefa de mantê-lo firme no chão não é restrita à suspensão e aos pneus. A aerodinâmica também faz sua parte. Quatro flaps, dois na frente e dois atrás, trabalham em conjunto com a suspensão dianteira ativa para manter o chão do carro – que é plano – sempre paralelo à superfície de rodagem.

    Continua após a publicidade
    Monocoque feito de materiais compostos reduziu o peso e aumentou a rigidez torsional
    Monocoque feito de materiais compostos reduziu o peso e aumentou a rigidez torsional ()
    Conjunto de suspensão, pneus e aerodinâmica ativa proporcionam enorme aderência
    Conjunto de suspensão, pneus e aerodinâmica ativa proporcionam enorme aderência (Divulgação/Pagani)

    E para frear? Entram em ação as mais avançadas pinças de freio já feitas pela Brembo, com seis pistões na frente e quatro atrás, acionando enormes discos de carbono-cerâmica. Além do poder de frenagem, eles conseguiram reduzir a massa não-suspensa – o peso que não é sustentado pela suspensão – para melhorar ainda mais o comportamento do carro.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Os refinamentos mecânicos e tecnológicos do novo Huayra Roadster são tão abrangentes que quase nos esquecemos de falar sobre a razão de ser do modelo: o teto – ou a falta dele. São dois tipos de cobertura: um teto rígido feito de fibra de carbono com uma grande área envidraçada, e um teto de tecido e carbono que pode ser guardado no próprio veículo quando não estiver sendo utilizado.

    Pagani Huayra Roadster
    Teto rígido removível é feito de fibra de carbono e possui grande área envidraçada (Divulgação/Pagani)

    Tanto trabalho de engenharia e design, claro, tem seu preço: 2.280.000 euros (R$ 7.384.236 numa conversão direta), sem taxas. O carro foi apresentado oficialmente ao público no Salão de Genebra, em março. E todas as 100 unidades que serão produzidas já foram vendidas…

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.