Oslo quer banir carros de sua região central até 2019

No mesmo período, serão construídos 60 km de ciclovias

sustentabilidade sustentabilidade

sustentabilidade (/)

Depois de algumas medidas chamarem atenção mundo afora, como o fechamento pontual do centro de Paris para a circulação de carros e, no caso do Brasil, o bloqueio dos veículos na Avenida Paulista aos domingos, Oslo, capital da Noruega, caminha para ser a primeira grande cidade do planeta a adotar o banimento definitivo da circulação de veículos numa determinada área.

O conselho municipal local definiu como meta o ano de 2019 para que os carros deixem de rodar pelo centro da cidade, ampliando o espaço dedicado a pedestres e ciclistas. As exceções ficariam por conta dos veículos de transporte coletivo, como bondes e ônibus, e os carros dedicados à entrega de produtos e ao transporte de deficientes físicos.

Antes de colocar a iniciativa em prática, os dirigentes públicos de Oslo conduzirão estudos levando em conta os casos pontuais já registrados em outras cidades europeias e promoverão testes. Ao mesmo tempo, serão construídos mais de 60 quilômetros de ciclovias e haverá investimentos “massivos” em transporte público – os valores não foram mencionados.

Apesar de a medida parecer bastante drástica num primeiro momento, é importante ressaltar que a cidade de Oslo tem apenas 600 mil habitantes e uma estimativa de 350 mil veículos registrados no município – o número de carros circulantes é um pouco maior, tendo em vista que muitas das pessoas que trabalham na capital residem na região metropolitana. Para efeito de comparação, é uma população um pouco maior do que a de Cuiabá, capital do Mato Grosso (580 mil habitantes).

VEJA MAIS– Paris proibirá tráfego de carros por um dia– Londres busca criminalizar excesso de barulho no trânsito

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s