Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Os Eleitos 2015: a voz das ruas

A pesquisa Os Eleitos 2015 revela quais são os carros que mais dão o que falar - na opinião de seus donos

Por Zeca Chaves Atualizado em 8 Maio 2019, 10h19 - Publicado em 9 out 2015, 14h58
geral

Quando vai comprar um carro novo, você costuma ouvir o dono para saber sua opinião? Pois resolvemos escutar o que dizem 2 097 proprietários dos modelos mais vendidos do Brasil para saber como esses automóveis enchem seus compradores de alegria (ou raiva).

Esse é o papel da pesquisa Os Eleitos 2015, que neste ano traz uma novidade. A lista de candidatos subiu dos tradicionais 40 para os 45 veículos mais comercializados entre janeiro e março passado. No entanto, como acontece frequentemente, nem todos conseguem se classificar, pois não completam a cota mínima de entrevistas válidas. Por isso que na lista final temos só 36 finalistas, que foram avaliados em 23 diferentes critérios.

Parceria entre o instituto TNS e a QUATRO RODAS, o estudo tem um grande diferencial: aqui não entra a avaliação dos jornalistas da redação, apenas de quem dirige o carro no dia a dia durante todo o ano. Nos links abaixo, você ainda conhecerá qual é o melhor pós-venda do país (tem supresa por aí!).

– O grande campeão

– Hatches de entrada

– Hatches compactos premium

– Hatches médios e Minivans

– Sedãs compactos

– Sedãs médios

– Picapes leves e Picapes médias

– SUVs e peruas

– Assistência técnica

– Pneus

– Combustível e óleo lubrificante

– Som automotivo

– Seguradora

COMO SE MEDE A FELICIDADE DO DONO

Uma das razões que fazem Os Eleitos ser uma pesquisa diferente é seu critério de pontuação. Ele foi elaborado de maneira que se possam comparar modelos de segmentos distintos, analisando sempre o que o dono esperava e o que ele obteve depois da compra. Saiba como funciona:

Satisfação / Expectativa = Índice de satisfação

Índice acima de 100: o carro superou as expectativas

Continua após a publicidade

Índice em 100: satisfação corresponde exatamente à expectativa que o dono tinha antes da compra

Índice entre 100 e 80: expectativa foi razoavelmente atendida

Índice abaixo de 80: o proprietário está insatisfeito

Veja os 23 itens avaliados, divididos em nove categorias, que formam o índice:

CUSTOS

• Preço de revenda • Preço de compra • Preço de seguro • Preço de peças • Consumo urbano • Consumo rodoviário

CONFIANÇA NA MARCA

• Ser um fabricante confiável

COBERTURA DA REDE

• Ser um fabricante com ampla rede de concessionárias

DESIGN / MODELO

• Ser um projeto moderno • Design do carro

DESEMPENHO

• Rapidez no arranque

SEGURANÇA

• Estabilidade nas curvas • Transmitir segurança • Presença de itens de segurança

DIRIGIBILIDADE

• Facilidade de ultrapassagem • Oferecer boa visibilidade • Facilidade de acesso aos comandos

CONFORTO

• Acabamento interno • Baixo nível de ruído • Espaço interno • Espaço do porta-malas • Presença de equipamentos

MANUTENÇÃO

• Durabilidade/resistência das peças

Continua após a publicidade

Publicidade