Comprar um carro zero km com menos de R$ 45 mil é um desafio, mas ainda é possível. Reunimos aqui as versões de entrada dos dez carros mais baratos do Brasil.
Vale um spoiler: nem todos são carros 1.0 peladões.
1° – Chery QQ Smile: R$ 27.490
Apesar de aumento recente, a versão de entrada do Chery QQ ainda detém o posto de carro mais barato do Brasil.
Para isso, tem apenas o trivial: há vidros elétricos dianteiros, Isofix, calotas, rádio com USB e dois alto-falantes.
Isso, além de airbags, freios ABS, cintos de três pontos e apoios de cabeça, obrigatórios para homologar um carro.
Fabricado em Jacareí (SP), tem motor o 1.0 três-cilindros de 75 cavalos e 10,1 mkgf a 4.500 rpm, quando abastecido com álcool, e 74 cv e 9,7 mkgf com gasolina.
2° – Renault Kwid Life: R$ 32.490
Versão de entrada do Kwid já acumula R$ 2.500 de aumento: foi lançada há quase um ano por R$ 29.990.
De série, tem airbags frontais e laterais (quatro no total), Isofix, preparação para rádio, desembaçador do vidro traseiro, ajuste interno dos retrovisores, abertura interna do porta-malas, cintos dianteiros com ajuste de altura e encostos de cabeça laterais traseiros.
O motor é o 1.0 SCe de três cilindros (70 cv com etanol, 66 cv com gasolina) e torque de 9,8 kgfm/9,4 kgfm, na mesma ordem, a 4.250 rpm.
3° – Fiat Mobi Easy: R$ 32.590
O Mobi básico mantém o motor 1.0 Fire, de quatro cilindros, com 75/73 cv, com etanol e gasolina.
O torque é de 9,9/9,5 mkgf a 3.850 giros.
Tem pouco além dos assentos, rodas, motor e câmbio. Tem rodas de aço aro 13″, brake light, banco traseiro bipartido, espelho no para-sol lados motorista e passageiro, e para-choques pintados.
E só há dois opcionais: desembaçador com ar quente, por R$ 565, e o kit Functional (travas e vidros elétricos, limpador e lavador do vidro traseiro e fiação para rádio) por R$ 2.050.
4° – Fiat Uno Attractive 1.0: R$ 42.990
O Fiat Uno Attractive ressuscitou junto com o motor 1.0 8V Fire de 75 cv. O pacote de equipamentos é mais enxuto que o da versão Drive, de R$ 44.820 – e que tem motor 1.0 três cilindros Firefly de 77 cv.
Há apenas ar-condicionado, direção hidráulica e vidros dianteiros elétricos. Opcionais, o kit Visibilidade (R$ 499) tem lavador, limpador e desembaçador do vidro traseiro. Já o kit Connect (R$ 1.890) soma todos os itens do kit visibilidade mais pré-disposição de som e rádio com bluetooth.
5° – Chevrolet Onix Joy 1.0: R$ 43.290
O Onix Joy mantém vivo o antigo design do modelo. Perdeu o acabamento cromado nas maçanetas e em volta dos comandos de climatização, mas recebeu a suspensão recalibrada das versões mais caras.
O motor é o mesmo 1.0 de 80 cv e 9,8 mkgf da versão LT.
De série, tem ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, alerta de mudança de marcha, limpador e desembaçador traseiro, Isofix e sistema OnStar.
6° – Citroën C3 Start 1.2: R$ 43.990
O C3 Start é o único do ranking que não tem motor 1.0. Usa um 1.2 três-cilindros de 90/84 cv e 15,2/12,2 mkgf a 2.750 rpm.
Porém, também é o único vendido apenas na internet: nas lojas só se encontra a versão Attraction, de R$ 49.990.
De série, tem ar-condicionado, refrigeração, vidro traseiro com desembaçador temporizado, lanterna de neblina, travas das portas e porta-malas com comando à distância na chave, rádio com Bluetooth e volante com regulagem de altura e profundidade.
Ainda entram na conta direção elétrica, vidros dianteiros com acionamento elétrico, retrovisores externos com ajustes elétricos, computador de bordo e rodas de aço aro 15 polegadas e pneus 195/60 R15.
7° – Hyundai HB20 Unique 1.0: R$ 43.990
A nova versão de entrada do HB20 nada mais é do que a antiga versão Comfort com outro nome.
A diferença fica por conta da grade frontal Mesh Type com contorno cromado.
A lista de equipamentos de série inclui ar-condicionado, direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de inclinação, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, computador de bordo, rádio com Bluetooth e Isofix.
8° – Renault Sandero Authentique 1.0: R$ 44.050
O Sandero básico tem, ao menos, o trivial na lista de equipamentos.
Ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, rodas de aço aro 15″, desembaçador do vidro traseiro, indicador de trocas de marcha, Isofix, vidros dianteiros elétricos e travas elétricas.
Seu motor 1.0 SCe é mais potente que o usado no Kwid. Tem 82/79 cv e 10,5/10,2 mkgf de torque a 3.500 rpm.
9 – Volkswagen Gol 1.0: R$ 44.990
Após a Volkswagen tirar de linha o Take Up!, o Gol 1.0 se tornou o carro mais barato. O motor é o mesmo 1.0 três-cilindros MPI (aspirado) de 84 cv e 10,4 mkgf.
Não há luxo: tem de série rodas de aço aro 14″, ar-condicionado, direção hidráulica, ajuste de altura para o banco do motorista, suporte de celular, banco traseiro rebatível, desembaçador traseiro, travas elétricas e vidros dianteiros elétricos.
10° – Ford Ka S 1.0: R$ 45.490
O Ford Ka S ocupar o posto de versão de entrada do modelo.
De fábrica, tem Isofix, ar-condicionado, direção elétrica, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro bipartido, computador de bordo, rodas de aço com calota.
Rádio e vidros elétricos nas portas dianteiras não figuram nem na lista de opcionais.