Os 10 carros mais baratos do Brasil em 2024; veja preços e equipamentos
Está procurando um carro 0km? Prepare o bolso pois as opções mais acessíveis já partem de R$ 74.000
Comprar um carro não está nada fácil, com os preços subindo cada vez mais, ainda que em ritmo menor do que na pandemia. São poucos os carros com preço abaixo de R$ 100.000 e menos ainda na faixa de R$ 80.000. Para te ajudar na busca, QUATRO RODAS listou os 10 carros mais baratos do Brasil em 2024.
Não são muitos os modelos acessíveis e, em sua maioria, são hatchbacks compactos, com apenas uma exceção usando uma carroceria sedã. E, desde alguns meses atrás, não existe um carro 0km por menos de R$ 70 mil, nem mesmo entre os subcompactos. Em mais alguns meses, metade da lista custará mais de R$ 90.000.
Para montar a lista, foram considerados apenas a versão de entrada de cada modelo, para evitar repetições, mesmo que tenham motores diferentes. Todos custam menos de R$ 100.000.
1º – Fiat Mobi Like 1.0 – R$ 73.990
- Versão: Fiat Mobi Like 1.0
- Preço: R$ 73.990
- Motor: 1.0 Fire 8V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 74 cv e 9,7 kgfm
- Consumo (gasolina): 12,2 km/l (urbano) / 15,0 km/l (rodoviário)
- Principais equipamentos: ar-condicionado, computador de bordo, direção hidráulica, controle de estabilidade, preparação para rádio, rodas de aço com calotas e vidros elétricos nas portas dianteiras
Com quase 10 anos de mercado, o Fiat Mobi é, no momento, o carro mais barato do Brasil em 2024. Está sendo vendido em duas versões, equipadas com o motor 1.0 Fire 8V de 74 cv e 9,7 kgfm, combinadas ao câmbio manual de cinco marchas. Não é muito equipado, como é de se esperar da versão de entrada de um subcompacto. Fica devendo chave canivete, sensor de pressão dos pneus e central multimídia, itens que só aparecem na versão Trekking.
2º – Renault Kwid Zen 1.0 – R$ 74.590
- Versão: Renault Kwid Zen 1.0
- Preço: R$ 74.590
- Motor: 1.0 SCe 12V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 71 cv e 10 kgfm
- Consumo (gasolina): 14,8 km/l (urbano) / 17,9 km/l (rodoviário)
- Principais equipamentos: ar-condicionado, direção elétrica, quatro airbags, controle de estabilidade, rádio com USB e Bluetooth, luzes diurnas em LED, monitoramento de pressão dos pneus, sistema start-stop e assistente de partida em rampas
Sempre disputando com o Fiat Mobi pelo título de carro mais barato do Brasil, o Renault Kwid está na segunda posição há um tempo e está quase passando dos R$ 75.000. Justifica a diferença de preços por ser um pouco mais equipado do que o rival, com itens como rádio, quatro airbags e monitoramente de pressão dos pneus. O motor é o 1.0 SCe 12V, que gera 71 cv e 10 kgfm de torque, combinado com uma transmissão manual de cinco marchas.
3º – Citroën C3 Live 1.0 – R$ 76.890
- Versão: Citroën C3 Live 1.0
- Preço: R$ 76.890
- Motor: 1.0 Firefly 6V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 75 cv e 10,7 kgfm
- Consumo (gasolina): 14,1 km/l (urbano) / 15,8 km/l (rodoviário)
- Principais equipamentos: ar-condicionado, direção elétrica, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, monitoramento da pressão dos pneus, vidros e travas elétricas, e rodas de aço com calotas
Um pouco maior do que os subcompactos com um preço próximo deles, o Citroën C3 ainda pode atrair pelo preço, embora fique devendo muito nos equipamentos, ficando mais próximo do Mobi do que do Kwid. A motorização não foge do que a Stellantis tem usado em quase toda a sua linha de entrada, adotando o 1.0 Firefly de 75 cv e 10,7 kgfm e uma transmissão manual de cinco marchas.
4º – Peugeot 208 Active 1.0 – R$ 76.990
- Versão: Peugeot 208 Active 1.0
- Preço: R$ 76.990
- Motor: 1.0 Firefly 6V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 75 cv e 10,7 kgfm
- Consumo (gasolina): 11,2 km/l (urbano) / 14,1 km/l (rodoviário)
- Principais equipamentos: iluminação diurna, quatro airbags, computador de bordo, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, ar-condicionado digital e vidros elétricos
O Peugeot 208 passou por uma reestilização e a fabricante aproveitou para mexer nos preços do hatchback. A versão Active de entrada foi reposicionada de forma que agora é o quatro carro mais barato do Brasil – a dúvida é quanto tempo vai levar para o preço subir. No entanto, para chegar a este preço, teve que perder vários dos equipamentos, incluindo a central multimídia que era de série. Manteve o motor 1.0 Firefly de 75 cv, assim como o câmbio manual de cinco marchas.
5º – Fiat Argo 1.0 – R$ 85.990
- Versão: Fiat Argo 1.0
- Preço: R$ 85.990
- Motor: 1.0 Firefly 6V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 75 cv e 10,7 kgfm
- Consumo (gasolina): 12,5 km/l (urbano) / 14,9 km/l (rodoviário)
- Principais equipamentos: ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo com tela TFT de 3,5”, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas e volante com ajuste de altura
Mesmo com o Mobi, a Fiat volta a aparecer na lista com outro hatchback. O Argo ainda é um dos carros mais baratos do Brasil. Assim como o C3, seu motor é o 1.0 Firefly de 75 cv e 10,7 kgfm, associado ao clássico câmbio manual de cinco marchas. Porém, não espere por um modelo muito equipado, que fica devendo até rádio.
6º – Renault Stepway Zen 1.0 – R$ 86.990
- Versão: Renault Stepway Zen 1.0
- Preço: R$ 86.999
- Motor: 1.0 SCe 16V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 82 cv e 10,2 kgfm
- Consumo (gasolina): 13,2 km/l (urbano) / 14,6 km/l (rodoviário)
- Principais equipamentos: ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, vidros elétricos dianteiros, quatro airbags e uma central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay
Um sobrevivente, o Renault Stepway continuou nas lojas mesmo com o fim do Sandero. Está perto de sair de linha, tanto que tem somente uma versão disponível. Enquanto não se aposenta, continua a ser um dos carros mais acessíveis no país e, curiosamente, até que bem equipado. A motorização segue a mesma, com o 1.0 SCe entregando 82 cv e 10,5 kgfm. A única transmissão disponível é a manual de cinco marchas.
7º – Hyundai HB20 Sense Plus 1.0 – R$ 88.990
- Versão: Hyundai HB20 Sense Plus 1.0
- Preço: R$ 88.990
- Motor: 1.0 Kappa 12V
- Câmbio: manual de 6 marchas
- Potência e torque: 80 cv e 10,2 kgfm
- Consumo (gasolina): 13,5 km/l (urbano) / 17,4 km/l (rodoviário)
- Principais equipamentos: ar-condicionado, seis airbags, controle de estabilidade, computador de bordo com tela TFT de 3,5”, rádio com USB e Bluetooth, luzes diurnas e controle de cruzeiro
Um dos carros mais vendidos do Brasil, o Hyundai HB20 também é um dos mais baratos, mesmo que já esteja perto dos R$ 90.000. Em compensação, é o mais equipado até agora, trazendo até seis airbags e controel de cruzeiro. Sob o capô está o 1.0 Kappa, que gera 80 cv e 10,2 kgfm de torque.
8º – Chevrolet Onix 1.0 – R$ 90.190
- Versão: Chevrolet Onix 1.0
- Preço: R$ 90.190
- Motor: 1.0 CSS Prime 12V
- Câmbio: Manual de 6 marchas
- Potência e torque: 82 cv e 10,6 kgfm
- Consumo (gasolina): 13,9 km/l (urbano) / 17,6 km/l (rodoviário)
- Principais equipamentos: ar-condicionado, controle de estabilidade, rádio com USB e Bluetooth, rodas de aço de 14” com calotas, vidros e travas elétricas, direção elétrica e seis airbags
Com a reestilização a caminho para o ano que vem, o Chevrolet Onix segue brigando com o Hyundai HB20 para ver qual dos dois será o vice-líder entre os hatchbacks em 2024. Está um pouco mais caro do que rival sul-coreano, mesmo que a lista de equipamentos seja bem parecida. Nesta configuração, tem um motor 1.0 aspirado, que entrega 82 cv e 10,6 kgfm de torque.
9º – Volkswagen Polo Track 1.0 – R$ 90.590
- Versão: Volkswagen Polo Track 1.0
- Preço: R$ 90.590
- Motor: 1.0 MPI 12V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 84 cv e 10,4 kgfm
- Consumo (gasolina): 14,1 km/l (urbano) / 17,6 km/l (rodoviário)
- Principais equipamentos: ar-condicionado, direção elétrica, controle de estabilidade, travas elétricas, vidros elétricos dianteiros, rádio com Bluetooth e USB, além de quatro airbags
Hoje o automóvel mais vendido do Brasil, o Volkswagen Polo tem muito a agradecer à versão Track, que ajudou a aumentar consideravelmente o volume de vendas. Como existe a versão MPI logo acima, esta variante teve que ficar mais “pelada” para manter o preço baixo, embora não seja tão espartana quanto alguns concorrentes. E, assim como o Polo MPI, o motor é o 1.0 aspirado de três cilindros, gerando 84 cv e 10,4 kgfm de torque.
10º – Fiat Cronos Drive 1.0 – R$ 94.990
- Versão: Fiat Cronos Drive 1.0
- Preço: R$ 94.990
- Motor: 1.0 Firefly 6V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 75 cv e 10,7 kgfm
- Consumo (gasolina): 13,1 km/l (urbano) / 16,4 km/l (rodoviário)
- Principais equipamentos: ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, central multimídia de 7″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, sensor de estacionamento traseiro, travas elétricas, alarme, rodas de 15″ com calotas, banco do motorista com ajuste de altura, computador de bordo com tela TFT de 3,5″ e monitoramento de pressão dos pneus
O único entre os carros mais baratos do Brasil em 2024 que não é um hatchback, o Fiat Cronos ficou mais competitivo após a chegada das versões com o motor 1.0 Firefly de 75 cv. Acabou tornando-se uma nova alternativa ao antigo Grand Siena, encontrando um público nas vendas diretas. Já foi mais barato, quando ainda contava com a configuração 1.0 sem nome. Por outro lado, é o mais equipado da lista.