Clique e assine por apenas 5,90/mês

Onze carros que são mais legais e custam menos que um Honda HR-V Touring

Preço da versão com motor turbo do SUV compacto assustou tanto que fez até um Toyota Corolla Altis parecer um carro barato

Por Leonardo Felix - Atualizado em 9 Maio 2019, 14h56 - Publicado em 8 Maio 2019, 18h05
Carros legais que você pode comprar pelo preço de um HR-V Touring Arte/Quatro Rodas

A redação de QUATRO RODAS arregalou os olhos quando a Honda anunciou o preço do HR-V Touring 2020: R$ 139.900, R$ 28 mil a mais do que segunda versão mais cara da linha, a EXL 1.8 flex.

Nem as previsões mais pessimistas apontariam que um SUV compacto como o HR-V chegaria tão perto de R$ 140 mil. O valor parece tão desproporcional que faz até um Toyota Corolla Altis e seus R$ 118.990 parecer um negócio razoável.

Para tornar mais claro o que estamos falando, preparamos uma lista com 11 carros mais interessantes do que o HR-V Touring, seja em porte, status, desempenho ou recursos, e que ainda assim custam menos do que ele. Confira:

Audi A3 Sedan 1.4 TFSI Attraction – R$ 125.990

Audi A3 Sedan na posição 3x4 de frente

Que tal levar para casa um Audi e ainda economizar R$ 14 mil? É verdade que você vai perder a conectividade com o celular via Android Auto ou Apple CarPlay e a chave com sensor presencial, mas por outro lado terá o glamour da insígnia das quatro argolas, coisa que um HR-V jamais proporcionará.

Fiat Toro Freedom 2.0 Diesel 4×4 AT9 – R$ 136.490

Fiat Toro Freedom 2.0 diesel 4x2

 

Manobrar no shopping será mais difícil, sabemos disso, mas fique tranquilo que não estamos falando de uma Toro 1.8 flex. Trata-se de uma versão da picape compacta-média com motor diesel, câmbio automático de nove marchas e tração 4×4.

Chevrolet Cruze LTZ 1.4 turbo AT6 – R$ 108.290

Uma das maiores discrepâncias é ver que um Cruze custa R$ 30,7 mil a menos do que um HR-V. Assim, sobra margem para pagar R$ 10,4 mil pelo pacote opcional que inclui chave com partida remota, assistente de permanência em faixa, alertas de colisão frontal e ponto cego, sistema de estacionamento automático, carregador de celular por indução e farol alto adaptativo. E ainda sobram R$ 20,3 mil.

Honda Civic Touring 1.5 turbo CVT – R$ 127.600

Honda Civic Touring 1.5 Turbo

Continua após a publicidade

O preço praticado com o HR-V Touring é tão desproporcional que o Civic Touring, que utiliza o mesmo trem-de-força e o mesmo sobrenome, cobra R$ 12,3 mil a menos sendo um carro de porte maior. De quebra, conta com quase tudo que o HR-V, inclusive teto solar (embora simples, enquanto o do SUV é panorâmico).

Hyundai New Tucson GLS 1.6 turbo DCT7 – R$ 137.900

Grade hexagonal no New Tucson: um clássico da Hyundai

É SUV mesmo que você quer? Então talvez valha investir seus quase R$ 140 mil num Hyundai New Tucson GLS. Ele também possui uma lista de equipamentos superior à do HR-V (até sensor de ponto cego e tampa do porta-malas com abertura por gesto fazem parte do pacote). O motor, 1.6 turbo, é flex e rende 177 cv com etanol, o que significa que fôlego não vai faltar.

Jeep Compass Longitude 2.0 flex AT6 – R$ 127.990

Com porte maior, o Compass Longitude entra no comparativo devido ao preço

Esta opção terá desempenho mais manso que o do HR-V Touring, isso é fato, e também não te dará o prazer de ver o céu e sentir o vento na cabeça através do teto solar. Também sairá perdendo um pouco em termos e espaço interno e volume de porta-malas. De resto, tem tudo que o SUV turbinado da Honda também tem, só que com porte maior (e mais presença).

Jeep Renegade Trailhawk 4×4 diesel – R$ 139.990

Jeep Renegade Divulgação/Jeep

Sabemos que o Jeep Renegade flex é concorrente direto do Honda HR-V aspirado, mas aqui estamos falando da versão de topo, Trailhawk, equipada com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 mkgf, câmbio automático de nove marchas, tração 4×4 e uma vocação lameira que o rival jamais terá.

Mini Cooper S Top – R$ 132.990

Quer pagar de estiloso? Então use seus R$ 140 mil para comprar um Mini Cooper S Top. Vai faltar espaço interno? Sim, embora esta geração do hatch não claudique tanto assim nesse quesito. Por outro lado, o motor é um 2.0 turbo de 192 cv, o que torna o compacto um pequeno demônio em termos de desempenho. Sem falar na famosa “sensação de estar conduzindo um kart”, da qual um HR-V passa longe.

SsangYong Korando 2.2 Diesel – R$ 129.990

Equipado com motor 2.2 litros diesel, o Korando custará a partir de R$ 129.990 Divulgação/Ssangyong

Por que não um SUV coreano com tração integral e propulsor 2.2 diesel de 178 cv e 41 mkgf? Ok, a marca é muito mais obscura que uma Hyundai ou Kia, concentra uma rede concessionária ínfima e já saiu do país no passado. Mas poxa: são 41 mkgf de torque, bom recheio, 2,65 metros de entre-eixos e 486 litros de volume no porta-malas.

Toyota Prius – R$ 125.450

Quarta geração começou a ser vendida no Brasil no início de 2016 Marco de Bari/Quatro Rodas

Há até um representante híbrido em nossa lista. Além de custar R$ 14.450 a menos, o Prius é confortável, espaçoso, silencioso e bastante eficiente em consumo de combustível. Provavelmente você vai se irritar com a central multimídia, mas em compensação o modelo tem até um head-up display, algo que o HR-V Touring nem sonha em trazer.

VW Tiguan Allspace 250 TSI – R$ 127.990

Divulgação/Volkswagen

Agora, se a família é grande, talvez você devesse pensar num Volkswagen Tiguan 250 TSI. A versão de entrada carece de alguns equipamentos, mas leva cinco com dignidade, oferece desempenho honesto – motor 1.4 TSI de 150 cv – e, bem… Você poderá usar os R$ 13 mil que sobrarem para levar a criançada à Disney.

Continua após a publicidade
Publicidade