Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ônibus autônomo em Paris tem controle de Xbox para emergências

Transporte apresentado no salão do automóvel francês precisava lidar com imprevistos e até com dificuldades provocadas pelo presidente

Por Rodrigo Ribeiro, de Paris (França)
Atualizado em 8 out 2018, 19h52 - Publicado em 8 out 2018, 19h43
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Navya Trapizio Ônibus Autônomo
    O veículo é totalmente envidraçado e aproveita a ausência de motorista (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

    O Expo Porte de Versailes, local onde é realizado o Salão de Paris, conta com diferentes pavilhões separados por distâncias consideráveis para serem cobertas a pé. Por conta disso, há esteiras, elevadores e, neste ano, até um ônibus autônomo para fazer o transporte de passageiros.

    QUATRO RODAS andou no inusitado Trapizio, veículo desenvolvido pela francesa Navya e que já é usado em 16 países.

    O veículo autônomo tem propulsão elétrica, pode levar até 11 pessoas e tem velocidade máxima de 20 km/h.

    Navya Trapizio Ônibus Autônomo
    A frente/traseira do Trapizio é simétrica, como em um trem, para evitar manobras de inversão. Quando chega ao ponto final, ele simplesmente inverte a marcha. (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Segundo a empresa, o Trapizio é desenvolvido para atuar em locais onde ônibus convencionais teriam dificuldade de locomoção, como ruas apertadas, vias repletas de pedestres e ambientes fechados.

    Isso, em tese, o tornaria perfeito para ser usado como transporte no Salão de Paris.

    Seu primeiro entrave, porém, foi uma limitação imposta pelos próprios organizadores do evento.

    O trajeto feito pelo Trapizio envolvia dois pavilhões menores, que recebiam feiras menores paralelas ao Salão do Automóvel e reduzia o potencial de exposição do veículo.

    Continua após a publicidade
    Navya Trapizio Ônibus Autônomo
    A cabine comporta até 11 adultos sentados (Navya/Divulgação)

    Outra dificuldade ocorreu no segundo dia do evento dedicado à imprensa, por conta da visita oficial do presidente da França, Emmanuel Macron.

    Os inúmeros policiais, seguranças e viaturas que circulavam pelos pavilhões faziam com que o Trapizio demorasse a cumprir seu trajeto, pois a cada obstáculo detectado por seus sensores ele parava completamente para só depois retornar a marcha).

    Navya Trapizio Ônibus Autônomo
    Sensores na parte inferior e superior da cabine detectam todos os veículos e pessoas ao redor do Trapizio (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Em alguns casos, como quando um veículo de serviço cruzou seu caminho, o ônibus ficou parado até que o outro carro, conduzido por um ser humano, saísse de seu caminho.

    Sua baixa velocidade limita sua atuação, mas também ajuda a evitar riscos de acidentes. Um aviso sonoro é emitido de forma constante para alertar pedestres e outros veículos.

    Navya Trapizio Ônibus Autônomo
    Só há portas de um lado. Uma tela sensível ao toque dentro da cabine permite ao passageiro escolher o destino (Navya/Divulgação)

    Em nosso curto percurso de 1,5 km, porém, duas pessoas entraram inadvertidamente à frente do Trapizio. Mesmo assim, seus radares detectaram com bastante antecedência e acionaram os freios rapidamente.

    Continua após a publicidade

    Por conta disso, é recomendado que os passageiros do ônibus permaneçam sentados ou segurando em apoios, pois as frenagens bruscas dão a sensação que o computador que controla o veículo foi treinado no transporte coletivo brasileiro.

    O teste mostra que é possível que um veículo autônomo circule em meio a carros e pessoas sem incidentes. Mesmo assim, parece que própria Navya ainda não confia 100% em seu sistema. Não que isso seja um problema: melhor esconder um controle de Xbox do que usar seus clientes para testar tecnologias que ainda não estão totalmente maduras.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.