PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Omoda/Jaecoo avança negociação para produzir na fábrica de Jacareí

Desativada há dois anos, fábrica construída pela Chery em Jacareí (SP) é a preferida para a produção nacional da Omoda/Jaecoo

Por João Vitor Ferreira e Henrique Rodriguez
Atualizado em 3 Maio 2024, 13h29 - Publicado em 29 abr 2024, 21h00
Fábria da Chery em Jacareí
Fábria da Chery em Jacareí (Divulgação/Chery)
Continua após publicidade

A Omoda/Jaecoo começa a vender seus carros no Brasil em agosto, mas a operação que comanda as duas marcas já tem no seu horizonte a necessidade de ter uma fábrica no Brasil para aumentar o volume de vendas nos próximos anos. O plano da empresa é figurar entre as cinco marcas com maior volume de vendas no Brasil até 2030.

O desejo da Chery, dona da Omoda/Jaecoo, é voltar a produzir na fábrica de Jacareí (SP). Desde que Chery e Caoa passaram a ter uma joint venture na operação brasileira, a Caoa passou a deter 51% do negócio. Essa negociação estaria perto de ser concluída.

Na ordem, os Jaecoo 8, Jaecoo 7 e Omoda E5
Na ordem, os Jaecoo 8, Jaecoo 7 e Omoda E5 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

De acordo com o gerente de operações da Omoda e Jaecoo para o Brasil, Alex Wang, a última conversa com a Caoa foi produtiva e as negociações para reativar a fábrica no Vale do Paraíba já estão avançadas, faltando apenas alguns pequenos detalhes para confirmar o negócio.

De acordo com o CEO da Chery Internacional, Zhang Guibing, a relação com a Caoa já foi difícil no passado, mas, hoje, voltaram a ter uma boa relação com a empresa brasileira. 

Continua após a publicidade

Omoda e Jaecoo são submarcas criadas pela Chery exclusivas para o mercado internacional, ou seja, elas não existem em sua terra natal — mas seus carros sim e são vendidos como Chery. Porém, a gestão das marcas é completamente independente da empresa ‘mãe’.

omoda 5
Omoda 5 híbrido leve (Omoda/Divulgação)

A OJ diz ter alguns planos secundários para garantir sua fábrica no Brasil, mas a preferência é pela fábrica de Jacareí (SP). Esta foi a primeira fábrica da Chery fora da China, foi construída pela própria Chery e inaugurada em 2014 – três anos antes da joint venture com a Caoa.

Continua após a publicidade

Foram montados na fábrica de Jacareí Chery Celer e, depois, QQ, Tiggo 2 e os Arrizo 5 e 6. Mas a unidade está fechada desde maio de 2022, o que levou à interrupção da produção do Caoa Chery Tiggo 3X apenas 10 meses depois do seu lançamento no Brasil. A Caoa Chery chegou a sinalizar que faria uma modernização na fábrica para produzir elétricos até 2025, o que não se confirmou.

Mesmo com a negociação avançada, a Omoda Jaecoo não se limitará apenas a essa opção. De acordo com os executivos chineses, Jacareí é sim a prioridade, mas existem outras possibilidades (que não foram divulgadas) que servem como plano B.

Continua após a publicidade

Em seu posicionamento, a Caoa confirma a negociação, mas diz que ainda “não há nada definido”.

jaecoo_j7
Jaecoo J7 (Jaecoo/Divulgação)

Como será a produção nacional da Omoda/Jaecoo?

Em um primeiro momento, a produção focará em híbridos e Flex. A Omoda Jaecoo não descarta a produção nacional de elétricos, mas isso deve ficar para o futuro.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

O mais provável também é que ela inicie a produção no regime CKD, onde as peças chegam via importação e somente a montagem e pintura de alguns componentes é feita na fábrica nacional. Esse é o mesmo modelo de produção seguido anteriormente pela Chery e também pela própria Caoa em sua fábrica de Anápolis, onde são montados os carros nacionais da Chery.

Independente de onde for, a produção nacional da Omoda/Jaecoo será voltada para carros de volume. O Omoda 5, que será lançado em agosto com duas versões híbridas e uma elétrica (o E5), seria um deles. Mas há outros modelos estratégicos para serem lançados até 2026, como o Jaecoo 5, com o mesmo porte, e o Omoda 3, um SUV compacto.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.