Omoda e Jaecoo querem ter fábrica no Brasil para vender mais que Chery
Novas marcas pertencem à própria Chery, que quer que novas marcas façam sua estreia no Brasil de forma independente
A nova ofensiva de marcas chinesas no Brasil, com BYD, GWM e Seres, abriu os olhos da Chery Internacional. A Chery atua no Brasil desde 2009, mas estreou com representante e desde 2017 tem sociedade com a Caoa. Agora, pretende trazer as marcas Omoda e Jaecoo ao Brasil por conta própria.
As duas marcas desembarcam no Brasil já em 2024 em uma operação conjunta, já com um robusto plano de lançamentos. Na verdade, o plano é audacioso e prevê pelo menos 40 concessionárias no Brasil já na estreia, carros com motores flex e, futuramente, fábrica no Brasil. A meta é que as marcas figurem entre as 10 marcas mais vendidas no Brasil.
Em outras palavras, isso representará uma forte concorrência com a Chery, hoje a marca chinesa mais vendida no Brasil e que em setembro conseguiu retornar ao 10° lugar entre as marcas mais vendidas. Para isso, emplacaram 2.937 carros, ficando pouco à frente de Peugeot, Citroën, Ford e BYD.
Apesar de cada marca ter sua gama de modelos, elas pretendem se apresentar como uma só marca e dividirão as mesmas concessionárias não fisicamente, mas usando o layout interno. A proposta original, que era Omoda&Jaecoo, já mudou para Omoda | Jaecoo e poderá mudar novamente.
Os primeiros carros
A Omoda (de pronúncia fechada, “ômôda”) será a primeira, com proposta mais jovem, tecnológica e de design moderno. Na verdade, o Omoda C5, que chegou a ser testado no Brasil pela Caoa Chery, é anunciado como carro de estreia da marca no Brasil. Na China, o Omoda C5 tem motor 1.6 turbo de 149 cv.
Também está confirmada sua versão elétrica, o Omoda E5, com motor de 225 cv e 34,5 kgfm, e autonomia prevista de 450 km graças a uma bateria de 61 kWh. A aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida em 7,8 segundos, de acordo com a fabricante.
A Jaecoo (com pronúncia “djeicu”), por sua vez, foca em modelos maiores e mais refinados, com design mais sólido. No caso desta, os planos são ligeiramente maiores. Para 2024, serão cinco modelos de uma só vez, começando pelo J7 a combustão. Em seguida, o J7 também ganhará uma versão híbrida plug-in.
O J7, segundo a Omoda&Jaecoo, tem capacidades off-road superiores a de clássicos SUVs off-road – considerando a inspiração de design do modelo, é possível que a referência seja algum Land Rover. O modelo possui sete modos de condução e capacidade de imersão de 600 mm.
No mesmo ano, a marca planeja lançar dois modelos maiores, um a combustão e um híbrido plug-in – que, como na Omoda, pode ser o mesmo modelo, mas com motorizações distintas. O quinto carro será menor que o J7 e sempre a combustão. A empresa já prevê que seus carros a combustão terão motores flex no futuro.
QUATRO RODAS está na China e trará mais informações sobre o lançamento das marcas Omoda e Jaecoo no Brasil oportunamente.