O significado das siglas das versões de carros

Saiba o que querem dizer aquelas letrinhas aparentemente sem sentido que as marcas utilizam para identificar cada configuração

 

Chevrolet Prisma LTZ Chevrolet Prisma LTZ

Chevrolet Prisma LTZ (João Mantovani/Quatro Rodas)

Cada carro tem versões mais modestas e mais incrementadas. E o nível de equipamentos pode ser representado por uma sigla.

Mas você efetivamente sabe o que elas significam? Confira abaixo o que representa cada um desses termos aparentemente sem sentido.

CHEVROLET

Chevrolet Onix Joy

Chevrolet Onix Joy (Divulgação/Chevrolet)

Joy – Na tradução, significa “alegria”. No mercado, identifica as versões de entrada de Onix e Prisma.

Advantage – Tem a mesma função do Joy, mas para minivans (como a Spin) e picapes (S10).

LS – Luxury Standard. Representa as versões de entrada de alguns modelos.

LT – Luxury Touring. Versões intermediárias de alguns modelos e de entrada de outros.

LTZ – Luxury Touring + a letra Z, por ser a última do alfabeto. Continua como opção topo de linha de alguns modelos.

Premier – Atual denominação para os carros mais equipados da marca, chegou ao Brasil com o Equinox.

Effect – No brasil, representa as versões com visual de apelo esportivo, porém, sem mudanças de motorização.

RS – Rally Sport. Identifica as versões esportivas dos modelos americanos.

SS – Super Sport. Para versõs esportivas com apelo de maior exclusividade, um degrau acima dos RS.

CITROËN

Citroen C3 Attraction 1.6

Citroen C3 Attraction 1.6 (Christian Castanho/Quatro Rodas)

A marca abandonou siglas como GLX (Gran Luxe Extra), passando a adotar termos como Origine (versão de entrada), Tendance (intermediária) e Exclusive (de topo de linha).

Na linha C4 Picasso também há a configuração Intensive, única disponível no Brasil atualmente. Antes, a opção mais barata da minivan era a Seduction, já aposentada.

DODGE

Air-Grabber: entrada de ar no capô Dodge Challenger SRT Demon

Dodge Challenger SRT Demon (Divulgação/Dodge)

SXT – Standard Extra. Representa versões de entrada.

R/T – Road/Track. Denominação das versões esportivas (na tradução, seria “estrada/pista”).

SRT – Street & Racing Technology. São os modelos preparados pela divisão de alta performance do grupo FCA.

 

FIAT

Fiat Mobi Way On 3 Fiat Mobi Way On

Fiat Mobi Way On (Pedro Bicudo/Quatro Rodas)

Não utiliza siglas, mas termos como Attractive (versões mais básicas), Essence (intermediárias), Sporting (esportivas e de topo de linha), Way e Adventure (aventureiros) e T-JET (em referência ao motor turbo).

FORD

Ford EcoSport Freestyle

Ford EcoSport Freestyle (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

S, SE e SEL – curiosamente, essas siglas não têm significado específico.

XLS – eXtra Luxe Special. Destina-se às versões de entrada da Ranger.

XLT – eXtra Luxe Total, destinada a algumas versões de topo de linha.

ST – Sports Technology. Representa as versões esportivas.

RS – Originalmente significava Rallye Sport, e era utilizada pela divisão de competições da marca. Hoje denomina versões esportivas acima dos ST.

Também há as designações Limited e Titanium, utilizadas para versões de topo de linha, além da Freestyle, que surgiu como opção focada na relação custo/benefício e se converteu na opção aventureira da marca.

HONDA

Honda Civic Si

Honda Civic Si (Leo Sposito/Quatro Rodas)

DX – De Luxe. Representa as versões de entrada.

LX – Luxury. Representa as versões intermediárias.

EX – Executive. Situa-se um degrau acima da LX.

EXL – Electronic eXtra Luxe. Utilizada em versões topo de linha, como o HR-V e Fit.

Si – Denominação utilizada para a versão mais esportiva do Civic, utiliza as iniciais de Sport Injected.

Sport – Por ironia, o termo é utilizado para identificar as versões de entrada do Civic, que não têm nenhuma modificação no motor – apesar da opção de câmbio manual do seis marchas.

Consultada, a assessoria de imprensa da marca informou que as siglas do Civic (LXS, LXR e EXR) não têm significado específico, a não ser a diferenciação de versões.

JEEP

Jeep Compass Trailhawk

Jeep Compass Trailhawk (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Em rápida ascensão no Brasil desde a chegada do Renegade, a marca não utiliza siglas para definir as versões. Em vez disso, preferiu adotar Custom (de entrada), Sport (segunda mais barata), Longitude (intermediária), Limited (topo de linha) e Trailhawk (com mais apelo fora de estrada).

NISSAN

A versão LE será a única importada até o ano que vem Nissan Frontier LE

Nissan Frontier LE (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Circulam pela Internet explicações diversas para as siglas S (Sport), SV (Sport Value) e SL (Sport Luxury), mas, oficialmente, a informação é de que tais siglas não correspondem a termos específicos e funcionam apenas como diferenciação de versões (respectivamente: de entrada, intermediária e de topo). A marca também lançou no Brasil a configuração LE, opção mais barata da picape Frontier à venda por aqui.

PEUGEOT

Peugeot 208 GT Peugeot 208 GT

Peugeot 208 GT (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Há algum tempo já não utiliza siglas, preferindo termos como Active (versão de entrada), Allure (intermediária) e Griffe (de topo de linha).

RENAULT

Lâmpadas das lanternas também trazem leds Renault Captur

Renault Captur (Leo Sposito/Quatro Rodas)

Também prefere os nomes às siglas, utilizando termos como Authentique (de entrada), Expression (intermediária), Dynamique e Privilège (ambas podendo ser de topo de linha).

SUBARU

Rodas aro 18 douradas não estão disponíveis no Brasil Subaru WRX STI

Subaru WRX STI (Marco de Bari/Quatro Rodas)

WRX – World Rally eXperimental. Foi utilizado pela primeira vez no início da década de 90 para designar os Impreza preparados para disputar o Mundail de Rali.

STi – Subaru Tecnica International. É o nome da divisão de competições da Subaru, e passou a nomear as versões ainda mais preparadas dos WRX.

TOYOTA

Toyota Corolla XEi

Toyota Corolla XEi (Divulgação/Toyota)

Talvez seja a montadora mais esquizofrênica em relação às siglas de versões: praticamente cada carro possui sua própria lista.

X – eXtra. Hoje identifica as versões de entrada do Etios.

XL – eXtra Luxe. É utilizada para as versões de entrada do Yaris.

XS – eXtra Standard. Representa a versão intermediária do Yaris.

XLS – eXtra Luxe Standard. Denomina a  versão mais incrementada do Yaris.

GLi – Grand Luxo Injection. Identifica a versão de entrada do Corolla.

XEi – Extra Executive. Representa a versão intermediária do Corolla.

Altis – Não tem tradução, mas serve para denominar a topo de linha do Corolla.

SR – A origem está em Sport Rally, mas hoje serve para designar as versões de entrada de Hilux e SW4.

SRV – Vem de Sport Rally 5 (ou V, em algarismos romanos). Representa as versões intermediárias de Hilux e SW4.

SRX – Sport Rally eXtra. Denomina as versões topo de linha de Hilux e SW4.

VOLKSWAGEN

Volkswagen Golf GTI Volkswagen Golf GTI

Volkswagen Golf GTI (Divulgação/Volkswagen)

Abandonou siglas no que diz respeito às versões convencionais, que recebem nomes como Trendline (de entrada), Comfortline (intermediária) e Highline (de topo), além da Sportline, hoje aposentada.

No entanto, as versões apimentadas seguem recebendo siglas: GTI (Gran Turismo Injection); GTD (Gran Turismo Diesel) e GTE (Gran Turismo Electric).

Comentários
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  1. Leandro DE Souza

    Faltou o effect do agile

  2. Guilherme Bueno

    LTZ = Luxury Touring Zica

  3. Eduardo Souza

    Faltou o TSI (Turbocharge Stratified Injection) da VW.

  4. Faltou a versão “G.O” – Grande Otá**rio. Para brasileiros que acham estarem fazendo ótimos negócios comprando carros a preços abusivos.

  5. Quando alguém diz 10 anos atrás, penso nos anos 90 e não em 2006.

  6. Cássio Poerschke

    AG, eu também.

  7. Carros Com Isenção

    [ + de 50% dos Brasileiros Tem Direito e NÃO SABE ]

    Você tem tendinite ? Hepatite ? Sabia que poderia estar economizando uma GRANA ao comprar um carro novo ?

    São mais de 30 patologias que dão direito ao benefício. Listamos abaixo as mais comuns:
    – Artodese
    – Escoliose
    – Artrite Reumatóide
    – Hérnia de Disco
    – Parkinson
    – Artrose
    – Derrame
    – Vários tipos de câncer
    – Próteses internas e externas
    – Bursite
    – Tendinite
    – LER

    Doenças como Síndrome de Down e Autismo também dão direito como Não condutor.

    Apesar da isenção de impostos ser prevista em lei, muitos brasileiros não sabem que possuem esse direito, e os que sabem não fazem a menor idéia de como conseguir.

    Diversas doenças estão classificadas entre as que dão direito e são mais comuns do que se imagina. É o caso da hérnia de disco e da tendinite.

    A população brasileira gira em torno de 200 milhões, e conforme informado por Rodrigo Rosso, presidente da ABRIDEF e Diretor da Revista Reação, 50% do brasileiros tem o direito e não sabem.

    O guia “Carro Com Isenção” é totalmente baseado nas atuais leis e com todas as armas para que o cliente fuja da burocracia.

    Acesse e Saiba Mais >> http://mon.net.br/b885

    Zap para mais infos (21) 96495-0438

  8. Antonio Pivetta

    Da VW, versões antigas, temos GL de gran luxo, GTI de grand tourism injection, GTS de grand tourism Sport e a mais vendida versão CL q vem de Cadê o Luxo? .