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O que faz o novo Toyota Yaris japonês ser muito melhor que o brasileiro

Com plataforma modular, sistema híbrido e tração integral, hatch pode andar sozinho, reconhecer placas e até girar os bancos para facilitar acesso

Por Gabriel Aguiar
17 out 2019, 19h30
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  • Nova geração do Yaris foi apresentada no Japão (Divulgação/Toyota)

    Um novo Toyota Yaris foi apresentado, mas não estamos falando do modelo brasileiro: foi o japonês, que também será europeu, e que, mesmo na geração anterior, já era melhor que o nosso.

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    Enquanto o carro vendido por aqui é uma reestilização da versão criada para mercados emergentes, outros países terão um hatch completamente novo – até na estrutura.

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    Modelo que será vendido na Ásia e na Europa terá opção de conjunto híbrido (Divulgação/Toyota)

    Nosso modelo é feito sobre a Plataforma B, igual à do Etios e também à da segunda geração do Yaris, vendida em 2005. Já o novato que irá à Europa tem conceito modular TNGA (GA-B).

    Plataforma GA-B já utiliza filosofia modular TNGA, como o novo Corolla (Divulgação/Toyota)

    Para ter ideia da evolução, o recém-apresentado Yaris japonês ficou 50 kg mais leve e 30% mais rígido, enquanto o centro de gravidade foi rebaixado 15 mm em relação ao anterior.

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    Hatch terá recursos inéditos e sistema de condução semiautônoma (Divulgação/Toyota)

    Mas fique tranquilo: por aqui, essa nova plataforma GA-B deverá chegar em breve, com a estreia do SUV compacto de origem Daihatsu que será fabricado no Brasil em 2021. A má notícia: ela deve ser simplificada.

    Ainda na fase de conceito, o DN Trec servirá de base para o SUV da Toyota no Brasil (Zeca Chaves/Quatro Rodas)

    Apesar de atrasado em relação a outros mercados, o nosso Yaris – de origem tailandesa – sobreviverá por mais algum tempo – ao contrário do Etios, que ficou em situação delicada desde o ano passado.

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    Modelo brasileiro era maior que a versão vendida na Europa até então (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Isso significa que não teremos alguns dos recursos do hatch japonês, como controle de velocidade adaptativo, reconhecimento de placas ou até frenagem de emergência.

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    Toyota Yaris da segunda geração
    Versão vendida por aqui mantém base da segunda geração (XP90), de 2005 (Divulgação/Toyota)

    O Yaris que chegará à Europa também está à frente em cordialidades: ele é o primeiro da marca capaz de estacionar sozinho e até gira os bancos para facilitar o acesso.

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    Toyota Yaris de terceira geração
    Versão pré-reestilizacão do hatch que é comercializado no Brasil (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Haverá diferentes combinações de conjuntos mecânicos. De 1.0 com câmbio CVT a 1.5 com câmbio manual de seis marchas, haverá até opções híbrida e com tração integral.

    A Toyota ainda não revelou as dimensões da nova geração apresentada lá fora, mas o anterior era 20 cm menor, 4 cm mais estreito e 2 cm mais alto que o Yaris brasileiro.

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    Pelas imagens, podemos esperar uma coisa: o modelo feito em Sorocaba (SP) continuará maior do que o homônimo japonês. Pelo menos isso…

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