O que aconteceu com a VW Amarok V6 para despencar nas vendas no Brasil?
A fabricante diz que este não é o fim da picape média no Brasil e que há novos carros chegando ao Brasil em breve

A Volkswagen Amarok pode estar vivendo um dos seus piores momentos de vendas no Brasil. Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a picape média começou o ano com 684 unidades emplacadas, mas em junho teve apenas 10 novos emplacamentos.
Procurada por QUATRO RODAS, a Volkswagen confirmou que todas as unidades da VW Amarok V6 disponíveis no mercado brasileiro já foram comercializadas. Quer dizer que, pelo menos temporariamente, a VW não tem carro para vender.

Apesar da grande queda nas vendas, o desempenho fraco não está, nesse caso, necessariamente relacionado à falta de interesse do consumidor.
Com o fim do estoque, as concessionárias ficaram sem unidades disponíveis para pronta entrega, o que naturalmente impactou os emplacamentos nos últimos meses – em maio, houve apenas 30 emplacamentos da picape.

A Amarok é importada da Argentina e há pelo menos mais um lote de unidades a ser importado antes do início da produção da nova geração da picape média da VW.
A Volkswagen informou que a reposição está prevista para ocorrer ao longo do segundo semestre de 2025, embora ainda sem uma data exata definida. Uma diferença é que agora as Amarok V6 terão sistema de injeção de Arla 32 no escape para conter as emissões e se enquadrar no Proconve L8.
A fabricante sugeriu, por meio de nota, que os consumidores que desejarem adquirir a picape deverão procurar uma concessionária da marca para registrar o interesse e aguardar a próxima leva de entregas.
No mercado brasileiro desde 2010, a Amarok tem motor V6 3.0 de 258 cv e rivaliza com modelos como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10. A atual geração foi reestilizada em 2024, recebendo um visual que só existe na América do Sul.