Tão inesperada quanto a liderança do Fiat Argo nas vendas de carros novos em maio foi a Caoa Chery assumindo a décima posição do ranking de vendas de fabricantes. Com isso, a fabricante alcançou, também, um outro marco: passou a Ford nas vendas. E isso nos leva à origem do Grupo Caoa.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
A Ford fechou maio com 2.943 emplacamentos, uma queda de 17,1% frente aos 3.549 de abril. Esperado, claro, após seus carros mais vendidos saírem de linha. Tanto que 48,5% dos emplacamentos da Ford em maio são de Ford Ranger (1.430 unidades).
A soma de Ka, Ka Sedan e EcoSport, ainda com estoque remanescente, respondeu por 35,8%. Depois deles vem o Territory, com sua maior vendagem no ano: 363 unidades (12,3%). O SUV chinês ganhou ação de vendas com bons descontos em maio.
Os emplacamentos da Caoa Chery, por sua vez, cresceram 24,3%, dos 2.560 em abril para 3.183 emplacamentos em maio. Nunca se vendeu tantos carros da marca em um mês como agora.
Seu carro mais vendido é o Tiggo 5X, que com 1.133 emplacamentos responde por 35,6% das vendas da fabricante. Com 846 emplacamentos, o Tiggo 8 vem na sequência com 26,5% das vendas da marca. Só então aparece o carro mais barato da Chery, o Tiggo 2, com 563 emplacamentos (17,7%).
Marcas de carro mais vendidas em maio de 2021:
- FIAT 40.489 23,08%
- VW 28.960 16,51%
- GM 17.291 9,86%
- HYUNDAI 16.847 9,60%
- TOYOTA 15.531 8,85%
- JEEP 13.510 7,70%
- RENAULT 12.299 7,01%
- HONDA 7.060 4,02%
- NISSAN 5.108 2,91%
- CAOA CHERY 3.186 1,82%
- FORD 3.045 1,74%
- PEUGEOT 2.528 1,44%
- CITROEN 1.906 1,09%
- MITSUBISHI 1.893 1,08%
- BMW 1.262 0,72%
- VOLVO 643 0,37%
- M.BENZ 572 0,33%
- LAND ROVER 456 0,26%
- KIA 419 0,24%
- AUDI 415 0,24%
- RAM 405 0,23%
Maior concessionário Ford do Brasil
Caoa vem de Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador do grupo que nasceu da compra de uma concessionária Ford em Campina Grande (PB). Tudo porque ele havia adquirido um Ford Landau, a revenda revenda quebrou, e o Dr. Caoa a comprou barato, como forma de compensar a perda do dinheiro pago pelo carro. Isso foi em 1979. Seis anos depois, a Caoa se tornava a maior revendedora Ford do Brasil. Em 2006 era o maior da América Latina.
Em 1992 a Caoa se tornou representante da Renault no Brasil, o que durou até 1998 quando a fabricante francesa assumiu as operações. Nesse interim, passou a representar a Subaru e poucos anos depois assumiu as operações da Hyundai. Hoje as duas marcas estão de lado, com oferta de modelos minguada e desatualizada.
Sua menina dos olhos hoje é a Caoa Chery. No final de 2017 o Grupo Caoa comprou a metade das operações da Chery no Brasil, investindo em reposicionamento da marca, novas concessionárias e, como já fazia antes com a Hyundai, em muita publicidade na televisão e na mídia impressa.
Por pouco, o maior representante Ford do Brasil não comprou a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP). O Grupo Caoa ainda teria avaliado a compra da fábrica da Ford em Camaçari (BA). Seria uma volta e tanto na história. Mas vender mais, com sua própria marca, do que a marca que representou por mais de 40 anos também é um marco.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital