Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

O calhambeque high-tech italiano que quer mudar o trânsito na Europa

Projetista italiano aposta no crescimento do mercado de quadriciclos depois de proibida a circulação de carros a combustão na Europa

Por Paulo Campo Grande Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 8 jul 2021, 22h55 - Publicado em 8 jul 2021, 22h51
Mole Urbana
Mole Urbana tem versões de dois e três lugares (Divulgação/Divulgação)

Com um visual que remete ao tempo das carruagens, mas com um olhar lúdico e novos materiais, o Mole Urbana é um quadriciclo que foi pensado para pequenos deslocamentos urbanos. Seu criador foi o designer Umberto Palermo, de Turim, na Itália, que planeja construí-lo e oferecê-lo pelo sistema de compartilhamento.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90 

O Mole Urbana foi apresentado em quatro versões, sendo duas para passageiros (com capacidade para duas e três pessoas) e duas de carga (picape ou baú, sempre com 700 kg de capacidade).

Continua após a publicidade

Construído sobre chassi de aço, com longarinas, e cabine de alumínio e vidro, o veículo tem três volumes bem definidos, com compartimento para motor e baterias, na frente, cabine e bagagem, na traseira. Ele tem duas versões de comprimento, 2,68 m e 3,20 m, sempre com 1,49 m de largura e 1,20 m de altura.

Mole Urbana
Na traseira, fica o porta-malas. Na frente, as baterias (Divulgação/Divulgação)

Seu motor gera 8,5 kW, e as baterias asseguram autonomia entre 80 e 200 km, segundo o designer. O quadriciclo pesa cerca de 500 kg e atinge a velocidade máxima de 55 km/h, de acordo com seu criador.

A cabine tem bancos individuais, acelerador, freio e um tablet que serve de interface para as funções do veículo. Por fora, há versões de um ou dois faróis. O Mole Urbana será produzido pela montadora Pretto, de Pontedera, na região da Toscana, que fabrica veículos para marcas como Piaggio, Isuzu e Dongfeng. E a operação comercial ficará a cargo da locadora Movim, de Turim.

Por ser um veículo de velocidade limitada, assim como os scooters de baixa cilindrada, o Mole Urbana não necessita de habilitação e pode ser conduzido por pessoas com mais de 14 anos, segundo Palermo.

Continua após a publicidade
Mole Urbana
Cabine estendida: nicho atrás dos bancos (Divulgação/Divulgação)

O designer fundou a empresa Mole Costruzione Artigianale e planejava produzir 50 unidades este ano; 150 em 2022 e assim sucessivamente, até atingir uma frota de 900 unidades. A pandemia, no entanto, adiou o começo das operações.

De acordo com Palermo, o objetivo é aproveitar o crescimento do mercado de quadriciclos na Europa, que deve se intensificar principalmente a partir de 2030, quando algumas cidades devem proibir a circulação de veículos a combustão.

Continua após a publicidade

Esse mercado andava desaquecido, mas as restrições ambientais e a eletrificação criam as condições ideais para a expansão. Estima-se que esse segmento deverá crescer cerca de 30% ao ano, nos próximos anos, na Europa.

Mole Urbana
Um tablet reúne todas as informações de bordo (Divulgação/Divulgação)

Além dos protótipos físicos, o Mole Urbana foi apresentado com diferentes propostas, como uma versão equipada com dois patinetes elétricos, para deslocamentos ainda mais curtos, que são carregados com energia gerada durante o uso do veículo.

Continua após a publicidade

Outros modelos mostrados não traziam soluções tecnológicas, mas sim alternativas de decoração, aproveitando os amplos vidros, e de materiais recicláveis usados no acabamento da cabine.

Mole Urbana
A pintura personaliza e aumenta a privacidade (Divulgação/Divulgação)

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.