Novos Rivian R2 e R3, da Amazon, querem ser novas alternativas aos Tesla
Novos elétricos da marcam chegam para compor a base da gama de veículos da marca; estreias devem acontecer apenas em 2026
Ser dono de um Tesla já não é tão ‘cool’ assim nos EUA, e a Rivian está de olho nesse brecha. A empresa (cuja sócia principal é a Amazon) apresentou os novos Rivian R2 e R3, os SUVs médios que buscam ser populares entre os americanos.
Eles têm a mesma plataforma e prometem até 480 km de autonomia, com versões trimotores que vão de 0 a 100 km/h em cerca de 3s. O estilo mais ‘good vibes’ aparece no uso de materiais reciclados por todo o carro e nos opcionais que incluem até barraca sobre o teto, com energia fornecida pelo veículo.
Quem estreia primeiro é o Rivan R2, um SUV de médio porte que só deverá entrar em produção em 2026, com preço inicial de US$ 45.000 (R$ 245.000).
O R2 é como uma versão compacta do R1S, único SUV da empresa atualmente. Com um estilo quadradinho e bem futurista, a frente tem uma barra horizontal de led e dois faróis arredondados nas extremidades. A traseira repete o estilo, com uma barra vermelha cumprindo a função de lanterna.
Pelo menos o SUV oferece alguns recursos inusitados, como lanterna que sai da porta do motorista, dois porta-luvas na cabine, janela retrátil na traseira e as duas fileiras de banco se dobram para criar um maior espaço interno para acampar.
O Rivian R2 também terá uma opção de bateria maior, que pode alcançar até 482 km em uma única recarga. Além disso, ele também será dotado da nova tomada de carregamento North American Charging Standard, ou NACS, criada pela Tesla e que grande parte da indústria automotiva dos EUA utilizará.
Haverá três configurações mecânicas: um motor, dois motores e três motores. Segundo a empresa, modelo com melhor desempenho – com três motores – irá de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos. Outros detalhes mais específicos sobre o carro não foram divulgados.
Os Rivian R3 e R3X serão mais baratos que o R2, mas detalhes sobre eles são ainda mais escassos. Além do entre-eixos ainda menor que o do R2, o R3 é mais compacto e tem estilo diferente na traseira.
O R3 tem ar retrô evidente, com sua traseira vinda direto dos anos 1970: remete à primeira geração do VW Golf e ao Lada Niva, por exemplo.
A variante aventureira R3X ainda segue o ‘flashback’ nas cores da cabine. Sua proposta é oferecer um acabamento diferente, com foco em esportividade. Ainda terá para-choques diferentes, rodas exclusivas e detalhes em laranja avermelhado.
O interior de ambos é quase idêntico nos equipamentos. A cabine é minimalista com painel de instrumentos digital e uma central multimídia no centro. Como no R2, o porta-luvas duplo também está disponível nos dois modelos.
Mas o R3X terá bancos exclusivos e volante estilizado. Ainda é possível ver costuras em dois tons, bom como detalhes metálicos.
Seguindo um padrão na motorização, a empresa afirmou que os modelos também terão três configurações, com um, dois ou três motores. O último também poderá ir de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos.
Os modelos também terão duas opções de bateria, sendo a maior com 483 km de autonomia. O carregamento na linha R3 também utilizada a entrada NACS.
Os valores ainda não foram divulgados pela empresa, mas como eles estarão posicionados logo abaixo do R2, seus valores deverão iniciar em menos de US$ 45.000.