Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

BMW lança i4, sedã elétrico de até 544 cv que chegará ao Brasil

A empresa divulgou oficialmente o visual dos novos modelos. Entre eles está o M50, primeiro esportivo totalmente elétrico da marca que terá 544 cv

Por Pedro Henrique Oliveira
Atualizado em 2 jun 2021, 18h44 - Publicado em 2 jun 2021, 18h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • BMW i4 M50 azul visto 3/4 de frente
    Um dos modelos dos novos i4 é o M50, primeiro esportivo totalmente elétrico da BMW que terá mais de 500 quilômetros de autonomia (Divulgação/BMW)

    Depois de ter o seu conceito revelado em 2020 e ser apresentado em março deste ano, na conferência anual da empresa, o novo BMW i4 foi divulgado para o mundo em sua versão final de produção.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

    A intenção da marca com o esportivo é ampliar a presença de veículos totalmente elétricos no mercado, visando a redução da emissão de gases poluentes. Para isso, a fabricante utiliza no i4 um visual parecido ao Série 4, repetindo seu estilo de cupê quatro-portas. 

    A chegada às lojas será em novembro e os clientes poderão escolher entre duas versões do novo modelo. A primeira delas será a eDrive40 e a segunda o M50, o primeiro elétrico da Motorsport, divisão esportiva da BMW.

    Continua após a publicidade

    O BMW i4 eDrive40 terá um motor com 340 cv (250 kW) e 43,8 kgfm, além de autonomia na casa dos 590 quilômetros no ciclo WLTP. O elétrico irá do repouso até 100 km/h em 5,7 segundos e seu consumo de energia elétrica fica entre 20 e 16 kWh a cada 100 quilômetros. Essa versão terá a clássica tração traseira e velocidade máxima limitada a 190 km/h.

    BMW i4 eDrive40 branco visto de lado
    O visual do i4 eDrive40 é o mesmo que foi apresentado na conferência da empresa em março (Divulgação/BMW)

    Já o M50 terá satisfatórios 544 cv (400 kW) e 81,1 kgfm, além de 510 quilômetros de autonomia no ciclo WLTP. Sua aceleração de 0 a 100 km/h, com a função Sport Boost ativada, será em apenas 3,9 segundos. O consumo de energia ficará entre 24 e 19 kWh a cada 100 quilômetros percorridos. A versão topo de linha terá tração integral e velocidade máxima de 225 km/h.

    As baterias utilizadas nos i4 vêm em células finas, de alta tensão e feitas sob medida para o projeto. Elas serão posicionada no assoalho do carro, com o intuito de diminuir seu centro de gravidade, e terão uma capacidade bruta de energia de 83,9 kWh. 

    Continua após a publicidade
    BMW i4 eDrive40 de lado em posto de carregamento
    A versão eDrive40 terá autonomia de 590 quilômetros, contra 510 do M50, ambos no ciclo WLTP (Divulgação/BMW)

    Em relação ao carregamento, a unidade presente nos modelos permite o uso de estações de carregamento com saída de até 200 kW. Em cerca de 10 minutos de recarga, o alcance para a versão eDrive40 pode sofrer aumento de até 164 quilômetros para a versão M50, o alcance pode aumentar 140 quilômetros nesse intervalo.

    Em relação ao visual dos modelos, a polêmica grade estará presente, equipada com novos sensores e radares úteis à automação parcial. A BMW buscou mesclar aspectos esportivos e somá-los a um conceito de cupê e conforto e funcionalidade de um sedã.

    As versões terão faróis estreitos, com faróis a laser da linha Laserlight opcionais. O modelo esportivo contará com detalhes característicos da Motorsport, para-choque dianteiro mais agressivo com o emblema da divisão, entradas de ar maiores e saias laterais pintadas em preto fosco, assim como a parte de trás dos retrovisores. 

    Continua após a publicidade
    Painel doBMW i4 eDrive40
    Pela primeira vez, a BMW divulgou imagens internas do i4. Maiores informações devem chegar com o lançamento mundial em novembro (Divulgação/BMW)

    Pela primeira vez, a BMW divulgou fotos do interior do i4. O ambiente é equipado com vidros acústicos, bancos e volante esportivos de série, assim com amplas telas. O cliente terá uma vasta quantidade de opções para incluir na sua unidade, como aquecimento e ventilação dos bancos até o acabamento em couro Vernasca. Entre outros detalhes está o pacote M Sport Pro, iluminação ambiente e sistema de som da Harman Kardon, além de amplo teto solar.

    BMW i4 M50 azul visto 3/4 de trás
    O modelo topo de linha da Motorsport apresenta um visual mais agressivo, com difusores mais protuberantes (Divulgação/BMW)

    Vale lembrar que, para a versão M50, está disponível o IconicSounds Eletric, sistema de som artifical do motor criado especialmente para EVs da BMW pelo compositor Hans Zimmer. 

    Continua após a publicidade

    O i4 terá a oitava geração do sistema iDrive, com foco na sensibilidade ao toque. A central também poderá ser acionada pela voz utilizando o sistema de assistente pessoal da marca, que passou por um upgrade. São 12,3 polegadas para o cluster de instrumentos e 14,9 para a central multimídia. Os visores são curvos e a interface do usuário é comandada pelo potente BMW Operating System 8.0.

    Painel do BMW i4 eDrive40
    As versões irão contar com duas telas, uma menor para informações e entretenimento e outra maior para os controles (Divulgação/BMW)

    Os modelos contam oferecem integração às interfaces Apple CarPlay e Android Auto, abertura de portas e partida do motor via aproximação do celular e suporte à rede 5G. Além disso, estão disponíveis cerca de 40 assistências ao motorista, como aviso de colisão frontal e sistema de reação a semáforos.

    Android 12 oferece suporte nativo aos recursos de comando do novo BMW i4
    Android 12 oferece suporte nativo aos recursos de comando do novo BMW i4 (Divulgação/BMW)
    Continua após a publicidade

    Embora a empresa ainda não tenha falado sobre os preços sugeridos, espera-se que a versão eDrive40 tenha um custo aproximado de US$ 55.400 e a versão M50 chegue a US$ 65.900. Mais detalhes devem ser divulgados com o lançamento mundial ao final do ano.

    BMW i4 eDrive40

    BMW i4 M50

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Capa Maio 2021
    A edição 745 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.