Novo VW Golf com GNV de fábrica tem motor 1.5 turbo e quatro tanques
Nova versão do Golf europeu usará mesmo motor do Audi A3 e Skoda Octavia para queimar GNV e biometano
Embora tenha dito que abandonará, em breve, o uso de GNV nos seus carros, a Volkswagen anunciou que seu novo Golf terá propulsão a gás natural.
A oitava geração do modelo, em sua versão TGI, aproveitará o trem de força utilizado em outras fabricantes do Grupo VW, como a Skoda e a Audi, e será compatível simultaneamente com gasolina, biometano e GNV.
De acordo com a Volkswagen, que apresentou maiores detalhes sobre o Golf TGI da sede em Wolfsburg, Alemanha, a versão terá motor 1.5 de quatro cilindros e o cada vez mais comum ciclo de combustão Miller.
Frente ao popular ciclo Otto, que possui os ciclos de admissão, compressão, combustão e escape, o Miller alonga o tempo aberto das válvulas de admissão até o começo da etapa de compressão, diminuindo assim a resistência dos pistões ao movimento.
Essa resistência menor é especialmente útil para combustíveis com menor poder calorífico, como o GNV e o biometano. Para compensar essa perda de potência, entretanto, o Golf contará com um turbocompressor, aliado à alta taxa de compressão de 12.5:1 ideal para o gás.
O motor 1.5 TGI do Golf é o mesmo utilizado nos novos Audi A3 G-Tron e Skoda Octavia G-Tec, e entrega 131 cv de potência e cerca de 20,4 kgfm de torque – exatamente o mesmo do 1.0 TSI do Polo.
Ainda que a Volkswagen tenha focado no econômico e cada vez mais popular gás natural, o Golf contará com um pequeno tanque de gasolina com 9 litros de capacidade. A intenção, segundo a montadora, é expandir emergencialmente a autonomia de 400 km dos três cilindros de gás que somam 115 litros de armazenamento.
A propulsão a GNV promete emissões de CO2 até 25% menores em comparação à a gasolina, de acordo com a VW. Especificamente no Golf TGI, isso significa resíduos na faixa de 111 a 117 gramas de CO2/km. Além disso, os gases de escape contêm emissões de nitrogênio significativamente mais baixas.
O Volkswagen Golf TGI estará disponível nos mercados europeus na versão tradicional de cinco portas e na perua Golf Variant. Não há previsão para lançamento do modelo no Brasil.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Nissan Kait 2026 terá faróis divididos estilo Renault Kardian para se distanciar do Kicks
Rally 4R leva Quatro Rodas de volta às suas origens para comemorar 65 anos
Novo Toyota Corolla 2027 evolui com design radical e terá versão elétrica
Honda HR-V 2026, a evolução da sofisticação
Jeep Compass de nova geração começa a ser fabricado e chega ao Brasil em 2027







