Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Novo Volkswagen Taos ganha cara de Tiguan e chega ao Brasil em 2025

SUV médio se renova para o mercado norte-americano enquanto a empresa decide se trocará o modelo argentino pelo mexicano no Brasil

Por Nicolas Tavares
12 set 2024, 10h49
Volkswagen Taos 2025
Volkswagen Taos 2025 (Divulgação/Volkswagen)
Continua após publicidade

Lançado durante a pandemia, o Volkswagen Taos recebe sua primeira reestilização, revelada hoje (12) nos Estados Unidos, onde o SUV médio chegará primeiro. Como foi com o modelo pré-facelift, o utilitário se afastou da identidade visual do chinês Tharu, no qual é baseado, trazendo um design diferente para a grade dianteira e os faróis.

A Volkswagen tem adotado um novo design para seus utilitários e a inspiração para o Taos renovado é a nova geração do Tiguan. Sai a grade larga dividida pela linha central iluminada. Em seu lugar, está uma barra horizontal fechada e muito mais fina, cobrindo só metade do logo da fabricante.

Isso não significa que perdeu a barra em led, que agora está posicionada na parte superior e que forma uma linha contínua com a iluminação diurna no topo dos faróis. O conjunto ótico traz outra ideia do Tiguan, ficando maior nas extremidades, usando um desenho interno bem diferente, com um “H” e com um único projetor. A iluminação em led agora é de série, ao menos para os EUA.

Sem uma grade na área superior, coube ao para-choque receber uma entrada de ar gigantesca que ocupa a maior parte da dianteira. Apenas parte da peça é realmente aberta, com as demais escondendo os sensores e radares.

Acostume-se com este design, pois deverá ser usado em mais modelos, inclusive o futuro SUV de entrada que a VW confirmou ontem (11). O teaser divulgado mostra exatamente este estilo para a “grade” e um pouco dos faróis.

Continua após a publicidade
Volkswagen Taos 2025
Volkswagen Taos 2025 (Divulgação/Volkswagen)

Para a traseira, a Volkswagen não surpreendeu e colocou lanternas intelrligadas por uma barra na tampa do porta-malas, algo que está em quase todos os utilitários da empresa atualmente. Tem uma linha em led que percorre toda a traseira, ao invés de ser um enfeite. O para-choque foi mantido.

Compartilhe essa matéria via:

Do lado de dentro, as mudanças foram muito pontuais. As entradas de ar nas extremidades do painel central estão com outro formato e a central multimídia de 8 polegadas adota o estilo “flutuante”, além de ser de série. A Volkswagen diz que atualizou o isolamento acústico para melhorar o silêncio a bordo.

Volkswagen Taos 2025
Volkswagen Taos 2025 (Divulgação/Volkswagen)

Fechando as mudanças no design estão as novas rodas de 17 polegadas para as versões de entrada, 18 polegadas para as intermediárias e 19 polegadas para as variantes mais caras e com tração integral 4Motion.

Continua após a publicidade

O Taos norte-americano sempre teve uma motorização diferente do carro vendido no Brasil. Ao invés do 1.4 turbo, o modelo feito no México tem o 1.5 turbo de quatro cilindros, que teve sua potência aumentada de 160 cv para 176 cv e recebeu modificações, como injetores e anéis de pistão revisados, uma carcaça modificada para o turbo, novo filtro de particulas e um intercooler mais largo.

Indisponível no Brasil, a versão topo de linha nos EUA conta com o sistema de tração integral 4Motion, que trocou a transmissão automatizada DSG de dupla embreagem e sete marchas por uma caixa automática de 8 posições com conversor de torque.

Entre os equipamentos a VW destaca o controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, frenagem automática de emergência, sensor de ponto cego e alerta de tráfego cruzado. Passa a contar com sensor de estacionamento traseiro e dianteiro, item que não era oferecido por lá.

O lançamento nos EUA será no final de 2024. E quanto ao Brasil? O carro chegará em 2025, o problema é saber de onde. Até agora, o Taos é produzido na Argentina, na fábrica em General Pacheco, só que a empresa suspendeu a reestilização feita lá e está estudando começar a importá-lo do México, por ser mais barato e por problemas para conseguir chegar ao nível de qualidade esperado na planta argentina. Segundo executivos da marca, a decisão será tomada no final do ano.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Responda a pesquisa e leia essa matéria grátis
Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.