Novo Volkswagen Taos 2025 estreia no México e segue incerto no Brasil
Produção do SUV médio na Argentina pode ser encerrada e o carro passaria a vir ao Brasil importado do México
Apresentado em setembro, o Volkswagen Taos 2025, reestilizado, foi lançado no México – onde é produzido para a América do Norte. O SUV médio recebeu uma mudança considerável no design e mais equipamentos. No Brasil, a empresa ainda discute para definir se irá renovar o modelo feito na Argentina ou se passará a importá-lo do México.
O novo Taos será vendido no mercado mexicano em três versões: Trendline, Comfortline e Highline, sendo que apenas a primeira não existe no Brasil. Os preços partem de 489.280 pesos (R$ 137.633 pela cotação atual), chegando a 595.690 pesos (R$ 167.566). Isto faz com que fique exatamente no meio da linha de SUVs da Volkswagen no México, que conta também com Taigun, T-Cross, Nivus, Tiguan, Teramont e Cross Sport.
O novo design do Taos é exatamente o que vimos há um mês, bebendo da mesma fonte que o Tiguan europeu. O para-choque foi refeito para concentrar a única grade na dianteira, cercada por um trapézio plástico.
A entrada de ar entre os faróis foi eliminada, substituída por uma barra horizontal fechada com acabamento brilhante e traz a barra em led na parte superior, formando uma linha que vai até o conjunto ótico. Falando nos faróis, eles têm um novo formato e utilizam um esquema interno em forma de “H”.
Do outro lado, a traseira não mudou tanto assim. Passa a ter as lanternas interligadas em led, que virou obrigatória em todos os SUVs da Volkswagen da atualidade. O desenho interno das luzes foi alterado de acordo e só. O para-choque não foi alterado.
Não houve muito esforço da VW no interior. Temos um novo formato para as saídas do ar-condicionado e a tela da central multimídia deixou de ser integrada ao painel para adotar um estilo “flutuante”. Apesar da falta de novidades, a fabricante afirma que melhorou o isolamento acústico. As mídias mexicanas falam que os materiais utilizados são melhores, com a versão Comfortline usando acabamento de vinil, enquanto a Highline usa couro.
A versão mexicana passa a ter central multimídia de 10” de série, com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Não teremos o mesmo sistema no Brasil, que seguirá com a VWPlay desenvolvida aqui e com a mesma tela de 10”. Também recebeu painel de instrumentos digital e ar-condicionado com comandos por toque, itens que já eram oferecidos no Taos vendido no mercado brasileiro.
Apesar de produzir e exportar o Taos para o Canadá e os Estados Unidos com o motor 1.5 turbo de 176 cv, o México acaba ficando com a mesma motorização que usamos na América Latina. Ou seja, tem o motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, que não teve nenhuma atualização. Por outro lado, a transmissão foi trocada pela automática Tiptronic de oito marchas. A Volkswagen diz que o SUV tem um consumo combinado de 16,8 km/l.
E o Brasil?
Enquanto isso, a Volkswagen está para tomar uma decisão sobre o futuro do Taos na América Latina. Documentos vazados revelaram que a fabricante cogita encerrar a produção na Argentina e passar a importar o SUV médio do México, o que foi confirmado por Marcellus Puig, CEO da Volkswagen Argentina, em entrevistas à imprensa local.
O principal motivo seria a falta de competitividade da fábrica em General Pacheco em comparação com a de Puebla (México). Os custos de produção do carro na Argentina são maiores do que no México, não só pela situação econômica desfavorável do país, como também pelo fato da produção mexicana ser muito maior, reduzindo os custos em escala.
Puig declarou que a matriz e a divisão na América Latina discutiam o futuro do Taos e a decisão seria tomada até o final do ano, quando a VW Argentina irá apresentar seu plano para reduzir o custo de produção e aumentar o índice de nacionalização.
Independente disso, o SUV chegará ao país e tem sido visto em testes com frequência pelas ruas, escondendo as alterações na dianteira e na traseira. Com os atrasos, a estreia deve acontecer em meados do ano que vem, na melhor das hipóteses.